Vinagrete 17.06.08 – Medicina e Ciência

Pinto Coelho arranjou peruna alérgicaao glúten, e foi por aí, fotografia da Lux

Tenho visto os médicos saltarem em defesa da sua ciência, contra alguns alegados disparates ditos por Manuel Pinto Coelho numa entrevista ao Expresso. E as respostas dele – que assim vai aproveitando a propaganda.

Compreendo perfeitamente. Conheço várias pessoas que se trataram com ele, no tempo em que se dedicava a drogados e alcoólicos, sem me ocorrer nenhum caso de sucesso. Talvez por isso também (e não apenas por questões mais fúteis como o horror de uma namorada ao glúten) ele tenha deixado estes casos, para se dedicar à dieta dos glútens.

Claro que um médico não se deve limitar a querer ser original e menos ainda ziguezagueante nas especialidades, e dizer umas bocas que vão contra a corrente, como ele aparentemente faz. A medicina deve ser cada vez mais uma ciência. Por isso o mundo ficou horrorizado quando soube da morte de uma criança com otite, a quem o seu tratador (um homeopata) não quis dar antibiótico (com o qual, no caso específico, a ciência médica tem debelado os casos das dolorosíssimas otites).

Deixe um comentário