Efemérides de 31 de Maio

Dia Nacional do Pescador: por decreto governamental de 1997 (Governo de António Guterres), esta celebração pretende valorizar o ofício e os contributos dos profissionais cuja atividade está ligada ao mar.

Dia Nacional das Coletividades: Pretende-se declarar este o Dia Internacional dos Irmãos por parte da Associação das Famílias Numerosas (do tempo do seu precocemente falecido presidente Fernando Santos e Castro, irmão de José Ribeiro e Castro), e como tal funciona em Portugal há 3 anos, tendo hoje sido celebrado por Pedro Rebelo de Sousa com uma carta ao seu irmão Presidente da República, e já é Dia Europeu dos Irmãos – como atestam os pacotes de açúcar da Delta parece já referirem a efeméride.

 

1232 Canonização de Santo António de Lisboa (1191-1231), na Itália e outras partes do mundo conhecido como Stº António de Pádua (por ter decidido aí viver), há 785 anos, menos de um depois da sua morte – caso extraordinário, tendo em conta que não tinha lobbies como certos santos modernos.

1911 A mítica editora francesa Gallimard foi fundada há 116 anos por Gaston Gallimard, André Gide e Jean Schlumberger, a partir da revista literária Nouvelle Revue Française.

1926 O então Presidente da República Portuguesa Bernardino Machado (1851-1944, em funções entre 1916-17 e 1925-26) depois de 72 horas de resistência ao Golpe de Estado, renuncia, entregando os poderes ao almirante Mendes Cabeçadas.

1962 Execução em Jerusalém, há 55 anos, do nazi Adolf Eichmann (n.1906), antigo chefe das SS, responsável pela deportação de milhões de judeus para os campos de extermínio, apanhado em 1960 na Argentina pelos serviços secretos israelitas da Mossad.

1969 A Convenção da Acção Socialista Portuguesa, no Porto, há 48 anos, terminou com uma declaração final assinada por António Macedo, Salgado Zenha, Mário Soares, Raul Rêgo, Teófilo Carvalho dos Santos e Vasco da Gama Fernandes – todos já falecidos, mas com acções importantes no pós-25 de Abril, com o PS.

1976 A Indonésia completou há 40 anos a invasão e tomada da então colónia portuguesa de Timor-Leste, mantendo a ocupação até à independência do território, em 2002

1988 A Assembleia da República, seguramente pressionada pelo facto consumado da TSF, aprovou há 28 anos (Governo de Cavaco Silva) a Lei da Rádio, para a liberalização do sector a seguir às nacionalizações do 25 de Abril.

Acordos de Bicesse, fotografia do JN

1991 O Acordo de Bicesse, para a Paz em Angola, e promovido por Durão Barroso (entçao secretário de Estado do MNE de Cavaco), foi assinado há 25 anos entre o governo do MPLA, no Poder, e a UNITA, embora a Guerra tivesse continuado em Angola até 2002.

2005 O antigo diretor do FBI Mark Felt (1913-2008) revelou há 11 anos, já muito doente, ter sido a fonte secreta (Garganta Funda) dos jornalistas do Washington Post, durante a investigação do caso Watergate confirmando suspeitas de Nixon que levaram a medidas de represália contra ele.

2007 O então primeiro-ministro, José Sócrates, anunciou há 10 anos um programa para garantir a meio milhão de pessoas – estudantes, professores e trabalhadores em formação – o acesso a preços reduzidos a um computador e à Internet de banda larga.

2008 Manuela Ferreira Leite tornou-se há 9 anos a primeira mulher a presidir ao PSD, em 35 de história do partido, ao ganhar as eleições diretas antecipadas, sucedendo no cargo a Luís Filipe Menezes, e antecedendo Passos Coelho.

2010 Israel atacou há 7 anos navios turcos de ajuda humanitária para Gaza, matando ativistas internacionais.

2014 António José Seguro, ao abrir há 3 anos a Comissão Nacional do PS, no Vimeiro, propôs a realização de eleições primárias, abertas a simpatizantes, para a escolha do candidato socialista a primeiro-ministro nas quais acabaria derrotado por António Costa.

Deixe um comentário