– Dia do Advogado: que calha na celebração do seu padroeiro, Santo Ivo (embora noutros países, como o Brasil, calhe em Agosto), e que precisa muito de pedir pela reabilitação pública do seu bom nome
– Dia do Médico de Família: promovido desde 2010 pela Associação Mundial dos Médicos de Família – quem os tem chama-lhes seus, mas deve ser noutro país (será?).
1863 O liberalismo deu um novo e importante passo em frente em Portugal, há 154 anos, com a extinção dos morgadios (que desde o Séc. XIII reforçavam a nobreza nacional com a valorização dos filhos primogénitos), com exceção da Casa real de Bragança.
1882 Com a invenção registada pelo americano Alexandar Bell, embora atribuída oficialmente ao italiano Antonio Meucci, no Séc. XIX, o telefone começou a funcionar em Portugal em 1877, sendo publicada há 135 anos a primeira lista telefónica de Lisboa.

Regicídio, Wikipédia
1906 João Franco foi nomeado chefe do Governo português há 111 anos, pondo fim ao ciclo “rotativista” de Progressistas e Regeneradores e iniciando a ‘ditadura’ progressivamente mais dura, que culminaria com o assassinato do Rei D. Carlos quase 2 anos depois (1 de Fevereiro de 1908).
1911 Foi fundado há 106 anos o jornal socialista República, por António José de Almeida, destacando-se pela independência mesmo durante o Estado Novo, mas que os comunistas tomaram e encerraram em 1976 depois de uma crise que se iniciara há 43 nos.
1917 Teve lugar há 100 anos a chamada “Revolução da Batata“, em Portugal, no contexto da crise económica de época, com assaltos populares a estabelecimentos comerciais de Lisboa e da margem Sul do Tejo, espalhando-se nos 3 dias que durou um pouco por todo o pais, levando declaração do Estado de Sítio e à repressão policial decididas pelo Governo de Afonso Costa.
1936 Foi criada há 81 anos, em pleno salazarismo, a Mocidade Portuguesa, segundo o modelo das juventudes Fascista e Hitleriana, assumindo-se como organização paramilitar a que todos os portugueses dos 7 aos 11 anos tinham de pertencer, assim como os alunos dos liceus e das escolas técnicas e comerciais – embora já estivesse muito atenuada na fase final do Regime.
No mesmo dia se criaria a Academia Portuguesa da História, instituição científica com sede no Palácio dos Lilases, Alameda das Linhas de Torres, em Lisboa, pela então Junta Nacional da Educação.
1954 Catarina Eufémia, camponesa alentejana e apresentada como mártir do PCP, foi assassinada a tiro em Baleizão há 63 anos por um tenente da GNR de Beja, numa manifestação de trabalhadores agrícolas por aumento do salário.
1985 Cavaco Silva foi eleito líder do PSD no XII Congresso do partido que teve lugar há 32 anos na Figueira da Foz, pondo termo ao Bloco Central então em vigor.
1989 O então Presidente chinês Yang Shangkun impôs há 28 anos a lei marcial em Pequim, com que esmagou cruelmente a vaga estudantil de protestos, iniciada a 17 de abril, na Praça de Tiananmen.
1998 foi inaugurada há 19 anos a Gare do Oriente, estação intermodal de Lisboa, projetada pelo arquiteto catalão Santiago Calatrava (n.1951), como parte central da recuperação do Parque das Nações (propiciada pela EXPO98)
2009 O então ministro do Ensino Superior de Sócrates, José Mariano Gago, determinou há 8 anos o encerramento compulsivo da Universidade Internacional de Lisboa e da Figueira da Foz, assim como do Instituto Superior Politécnico Internacional, da SIPEC – Sociedade Internacional de Promoção de Ensino e Cultura, S.A., em plena polémica sobre o estranho curso de José Sócrates na Universidade Independente, que por isso fora já encerrada compulsivamente em 2007.
2016 Um avião da Egiptair (que fazia a ligação entre Paris e o Cairo) despenhou-se e desapareceu há 1 ano ao largo da ilha grega de Karpathos, no Mediterrâneo, com 66 passageiros a bordo.