
Vinho a copo, fotografia de Beversys
Vi com agrado há dias, na secção Boa Cama Boa Mesa do Expresso diário, uma lista dos 10 melhores restaurantes a servirem vinho a copo.
Fico satisfeito de ver que o vinho a copo, um grande negócio que a estupidez dos donos de restaurantes torna raro (não entendem que a venda de um só copo paga uma garrafa inteira, e que há cada vez mais maneiras e mais baratas de guardar bem garrafas abertas). Mas é uma estupidez que praticamente só se verifica em Portugal. Andando por esse mundo fora, a começar por Espanha, temos óptimos vinhos a copo em quase todos os lados. Como vivi uns bons anos em Madrid, e conheço

Fotografia da AMPV
melhor esse caso, outra coisa boa dos restaurantes de lá é que o vinho da casa raramente é o mais barato, sendo antes uma escolha que atende á conjugação de qualidade/preço.
Seria até bom ver diminuir drasticamente os impostos aos restaurantes que vendam vinho a copo, pelo menos até se generalizar o costume, para não estarmos sujeitos apenas a casas caríssimas como o Belcanto (de resto, o Avillez, talvez por ser muito civilizado, e de inteligência escorreita, serve bom vinho a copo em todos os seus restaurantes).