
Economia, fotografia de economia.culturamix.com
Afinal aquela gracinha de que ‘a Meteorologia foi inventada para a Economia parecer uma ciência exacta’ é mais certeira do que se possa pensar. E não falo só das previsões quase sempre erradas dos economistas-políticos. Nem dos jornalistas-económicos com rabo político de fora, que erram (como se não fosse nada) por detestarem os factos que contrariam as suas ideias.
Com este excesso de informação que a Internet nos proporciona, e talvez nem precisasse da rede, todos os dias sou forçado a ver e ler e ouvir várias vezes ao longo da jornada, notícias da Bolsa, mais as explicações.

Meteorologia, Wikipédia
Sucede então que no mesmo dia, e com poucas horas de intervalo, aparecem notícias opostas de Bolsas, e com motivos explicados como exactos, mas também opostos – embora provindo, se não da mesma pessoa, do mesmo órgão de comunicação. É obra, caraças. Venha de lá a Meteorologia, que dizem exagerar os erros, esperando que as pessoas os aceitem melhor quando a realidade amena contraria previsões terríficas e molhadas. Ao menos estes erros são relativamente calculados, e sabem-nos mesmo bem.