Efemérides de 27 de Fevereiro

Fotografia do Globo

Fotografia do Globo

Dia internacional do urso polar: data visa preservação desta espécie, protegida desde 2001, e hoje particularmente ameaçada pelas alterações climatéricas.

 

1510 Afonso de Albuquerque (1453-1515), então Governador português da Índia, conquistou há 507 anos Goa.

1641 Foi abolido há 376 anos, 1 depois da Restauração, o imposto das “meias-anatas”, a que eram obrigados os detentores de licenças para actos públicos, um dos mais odiados impostos do domínio espanhol.

1801 Espanha declarou há 216 anos guerra a Portugal, no âmbito da aliança com a França de Napoleão Bonaparte, e antecipando as invasões napoleónicas.

Afonso de Albuquerque, Wikipédia

Afonso de Albuquerque, Wikipédia

1842 Deu-se há 175 anos, durante a Regência de Fernando II, viúvo e consorte de D. Maria I, o reforço do carácter autoritário da Carta Constitucional, estabelecendo-se que o Senado português deixava de ser eleito, passando a ser constituído por nomeação régia.

1892 Rudolf Diesel (1858-1913) entregou no serviço Imperial de patentes em Berlim, na Alemanha, o registo do seu motor segundo “de combustão (…) um novo e eficiente motor térmico”.

1893 O Governo regenerador de Hintze Ribeiro amnistiou 124 anos os dirigentes republicanos João Chagas, Alves da Veiga e Sampaio Bruno.

1900 Foi constituído há 117 anos o Partido Trabalhista britânico, essencial na modernização da Inglaterra depois da II Guerra, sendo Ramsay MacDonald (1866-1937), um dos seus fundadores, o primeiro secretário-geral.

1907 Começou há 110 anos, em Coimbra, a discussão da tese em Direito de José Eugénio Dias Ferreira, que dedicara o trabalho a Teófilo Braga e à República, e cuja reprovação deu origem à Revolta do Grelo.

1933 Incêndio do Parlamento alemão, o Reichstag, por ordem de Adolf Hitler, que incriminou os comunistas, suspendeu a Constituição, e deu mais um grande passo para a instauração do nazismo.

Franco, vencedor da Guerra Civil espanhola1939 O Reino Unido e a França reconheceram há 178 anos a ditadura do general Francisco Franco (1892-1975), que se revelava vencedor da Guerra Civil em Espanha.

1950 A Índia (que se independentizara de Londres em 48) apresentou há 67 anos a Oliveira Salazar a primeira proposta (liminarmente recusada) de negociação para a reintegração dos territórios de Goa, Damão e Diu.

1975 Foi aprovada há 42 anos, no Gonçalvismo, a construção do Complexo Petroquímico de Sines.

1976 A Frente Polisário proclamou há 41 anos a República Árabe Saaraui Democrática

Balsemão, fotografia de Delito de Opinião

Balsemão, fotografia de Delito de Opinião

1983 Mota Pinto, Eurico de Melo e Nascimento Rodrigues assumem a direção colegial do PSD, no X Congresso, em que o co-fundador Francisco Pinto Balsemão se afastou da liderança do Partido.

1987 Depois de muito tempo, sobretudo na guerra, em que a objecção de consciência podia resultar numa execução sumária, e mesmo quando legalizada era difícil (veja-se o filme em exibição, de Mel Gibson, e gora até nomeado para os Óscares, O Herói de Hacksaw Ridge), foi publicado em Portugal há 33 anos o estatuto dos Objetores de Consciência.

1995 O Banco de Inglaterra interveio há 22 anos no Barings, o sexto maior banco de investimento, por esta instituição se encontrar à beira da falência, devido aos movimentos especulativos de um corretor no mercado de futuros de Singapura – mas o mundo liberal não parece ter aprendido nada com isso, e deliciou-se com a actual crise financeira de que não consegue sair pelos seus meios.

1998 Terminou há 19 anos o restauro de 6, da fragata D. Fernando II e Glória, no arsenal do Alfeite.

Ovelha Dolly, fotografia do Globo

Ovelha Dolly, fotografia do Globo

1997 Foi legalizado apenas há 20 anos o divórcio, na Irlanda, no tempo do primeiro-ministro democrata-cristão John Bruton (n.1947, em funções entre 94-97).

No mesmo diae em que a revista Science publicou o primeiro artigo sobre o processo de clonagem da ovelha Dolly (1996-2003).

2001 A destruição das estátuas dos Budas, no Afeganistão, foi defendida há 16 anos pelo líder talibã Muhammad Omar.

2003 A proposta do arquiteto Daniel Libeskind (n.1946) venceu há 14 anos o concurso para a reconstrução do World Trade Center, em Nova Iorque, cuja construção teve lugar entre 2006-14..

2008 No âmbito do processo “Apito Dourado” (que incriminou, embora não chegasse à condenação, o presidente do FCPorto, Pinto da Costa), o árbitro Sérgio Pereira mostrou há 9 anos ao coletivo de juízes um apito dourado que afirmou ter recebido de presente do Gondomar SC

2014 Um grupo armado pró-russo tomou há 3 anos as sedes do Parlamento e do Governo de Crimeia, criando condições para a invasão da Ucrânia por Moscovo.

Deixe um comentário