
Deputado do PAN, André Silva, fotografia da RR
Li há dias num jornal que o deputado do partido dos animais (PAN) , André Silva, prevê o fim próximo das toiradas. O assunto incomodou-me por 2 razões. Primeiro, embora não seja um aficionado, penso que os aficionados devem ser

Toirada, fotografia da TSF
respeitados. Além disso, tenho um básico amor pelos animais, que me faz compreender que o fim das toiradas equivale ao fim dos toiros – que só existem para as toiradas.

Toiro no campo, fotografia de tourada.pt
Mas o motivo principal é perceber que, com a conversa de se defenderem os animais (mesmo atacando-os realmente), os que querem proibir as toiradas no fundo estão a exercitar o seu âmago ditatorial da ‘proibição’ (antes um valor de direita, que se está a estender demasiado agora pela esquerda). E que este pendor para as proibições se tornou demasiado politicamente correcto e dentro do ar dos tempos para o meu gosto. O próprio deputado previa para breve ‘a proibição das toiradas’. E, note-se, esta preocupação (de ignorar a quantidade de gente que se revê na luta nobre entre o homem e o animal forte) não é de modo nenhum menor do que a que tenho pelo fim dos toiros – esses animais que têm direito a existir para a sua única finalidade.