
Fotografia de ufap.pt
– Dia Mundial de Luta Contra a Diabetes: efeméride reconhecida pela ONU em 2007, embora fosse seguida por grande parte do mundo desde 1991 (quando foi criada pela International Diabetes Federation e pela OMS, no dia de anos do descobridor da Insulina em 1922, Frederick Banting).
1851 Foi lançado pela 1ª vez em Londres há 165 anos o romance do escritor americano Hermann Melville (1819-81) Moby Dick (nome da Baleia cuja história é tratada), hoje tido como um dos maiores clássicos da Literatura Ocidental, e integrantev de qualquer dos seus cânones.
1890 Teve lugar há 126 anos a assinatura do acordo anglo-português sobre o Zambeze, garantindo aos ingleses o controlo da região, e que constituiu uma verdadeira cedência ao Ultimato Britânico, que exigiu a retirada das forças de Serpa Pinto daquela zona.
1922 Começou há 94 anos o serviço de rádio da britânica BBC, inicialmente de forma irregular, uma das mais prestigiadas estações do mundo pela sua proverbial independência dos poderes públicos, apesar de ser estatal (embora nunca tenha escondido uma tendência pró-Londres), tendo iniciado em 36 as emissões de TV.
2003 Deu-se há 13 anos um ataque deliberado a jornalistas portugueses no Iraque, na estrada para Bassorá, tendo um deles sido raptado e exigido inicialmente um avultado resgate, e outra operada de emergência a uma perna.

Pílula do Dia Seguinte, fotografia de amvc.pt
2005 Foi anunciada pelo Ministério da Saúde (primórdios do Executivo de José Sócrates) há 11 anos a distribuição gratuita da “pílula do dia seguinte” (anticoncepcional de emergência à base de levonorgestrel) nos centros de saúde e nos hospitais nacionais.
2006 A África do sul tornou-se há 10 anos o primeiro país africano a permitir o casamento de pessoas do mesmo sexo, depois de uma proposta nesse sentido ter sido aprovada no Parlamento.
2007 O prazo da concessão da rede rodoviária nacional à Estradas de Portugal foi fixado há 9 anos em 75, segundo o que foi decidido pelo Governo de José Sócrates, obrigando-se a empresa a pagar ao Estado uma renda de 124 milhões de euros nos primeiros anos de concessão, reservando-se o Executivo o poder de definir quais as autoestradas com portagem e a fixar o preço.
2008 A Euro zona entrou há 8 anos em recessão, depois de cair o seu PIB 0,2% no terceiro trimestre do ano – e parecendo não haver capacidade de reacção dos dirigentes.