Efemérides de 29 de Outubro

Psoríase, foto do blog.pesquisasaude.com

Psoríase, foto do blog.pesquisasaude.com

– Dia Mundial da Psoríase: instituído em 2004 para mostrar à sociedade uma doença escondida, que só em Portugal afeta mais de 250 mil pessoas e cerca 125 milhões em todo o mundo, sendo a Associação Porrtuguesa de Psoríase associada da Federação Internacional das Associações de Psoríase (IPFA) e da Federação Europeia das Associações de Psoríase (Europso)

– Dia Mundial do AVC: criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2006, em parceria com a Federação Mundial de Neurologia, segundo a OMS morrem anualmente 3,2 milhões de mulheres no mundo devido ao ACV, porque incide mais sobre as mulheres que sobre os homens, e em Portugal é a principal causa de morte e incapacidade.

 

1863 Foi fundada há 143 anos a Cruz Vermelha, movimento internacional independente e neutro para “proteção aos feridos e doentes

Fotografia de cruzvermelha.pt

Fotografia de cruzvermelha.pt

de guerra”, lançado por Henri Dunant (1821-1910, Nobel da Paz em 1901), com sede em Genève, na Suíça.

1888 Foi assinada em Constantinopla, há 128 anos, a Convenção do Canal do Suez, pela Grã-Bretanha, França, Alemanha, Rússia, Turquia, Áustria-Hungria, Espanha, Holanda e Itália, em que ficou estabelecido o uso livre da passagem.

1923 Foi proclamada há 93 anos a República laica da Turquia, com a expulsão da família real otomana em Março seguinte, e os jovens turcos do novo Poder agruparam-se em torno do 1º Presidente, Mustafá Kemal Athaturk em funções até à sua morte.

Terça-feira negra, fotografia da Veja

Terça-feira negra, fotografia da Veja

1929 A Terça-Feira Negra foi há 87 anos, com o “crash” na Bolsa de Nova Iorque, em que numa só sessão se transacionam 16,3 milhões de ações e as perdas subiram aos 100 mil milhões de dólares – tendo havido imensos suicídios por gente que tinha mais vergonha que em 2008.

1970 Foi criada à 46 anos a SEDES, Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, aproveitando a chamada Primavera marcelista, para uma acção mais humanista dentro do regime da Ditadura.

2015 A China anunciou há 1 anos o fim da política do filho único (que levou ao assassinato de milhares de raparigas, e à existência de quase só homens dessa geração) e passou a permitir dois por casal.

Deixe um comentário