Efemérides de 23 de Outubro

D. Afonso V a combater em África, imagem da Marinha de Guerra Portuguesa

D. Afonso V a combater em África, imagem da Marinha de Guerra Portuguesa

1458 D. Afonso V (1432-81, a reinar desde 46), com o cognome de ‘Africano’ pelas suas façanhas nesse continente (tomou também Anafé, Arzila, Tânger e Larache), conquistou há 558 anos a praça de Alcácer Seguer.

1906 O brasileiro Santos-Dumont (1873-1932), pioneiro da aviação e inventor, construtor dos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, realizou há 110 anos o primeiro voo nivelado, a mais de 25 metros de altitude.

1946 Reuniu-se, pela primeira vez há 70 anos, a Assembleia Geral das Nações Unidas (criadas um ano antes, como sucessoras da

1ª Assembleia Geral da ONU, fotografia de efemeridesdoefemello.com

1ª Assembleia Geral da ONU, fotografia de efemeridesdoefemello.com

ineficiente Liga das nações, para perseverarem a paz mundial), no auditório Flushing Meadow, de Nova Iorque.

1954 Reino Unido, França, EUA e URSS, as forças aliadas vencedoras da II Guerra Mundial, concordam com o fim da ocupação da Alemanha que Moscovo contudo não abandonaria, no seu esforço expansionista, que redundaria no Pacto de Varsóvia em Maio de 1955 (que se limitou a legalizar uma situação já existente de facto).

1956 Começou há 60 anos a revolta espontânea húngara contra o domínio estalinista, com manifestações populares a exigirem o estabelecimento da democracia e do pluripartidarismo, qualificada por Moscovo como uma contrarrevolução e como tal militarmente abafada.

Ex-KGB à frente da Rússua, fotografia darussia.blogspot.com

Ex-KGB à frente da Rússua, fotografia darussia.blogspot.com

2002 Um grupo armado tchetcheno invadiu há 14 anos um teatro de Moscovo e sequestrou 800 pessoas, sucedendo que a operação de regate ordenada pelo ex-KGB Vladimir Putin, sucessor de Ieltsin na Presidência da Rússia desde 2000, três dias depois, causou 165 mortos.

2006 Jeffrey Skilling, ex-presidente do “gigante” norte-americano Enron, foi condenado há 10 anos a 24 e meio de prisão, pela responsabilidade na falência fraudulenta da empresa energética.

2010 A WikiLeaks iniciou há 5 anos a publicação de documentos secretos relativos à invasão do Iraque, em 2003, e à sua ocupação, pelas tropas norte-americanas, desde essa data, tendo sempre combatido apenas o lado de ocrático e Ocidental, e intrometendo-se agora na campanha eleitoral norte-americana, aparentemente com a ajuda de Putin, para apoiar Trump.

Deixe um comentário