Efemérides de 17 de Outubro

Imagem de projectoeducativomunicipal.pt

Imagem de projectoeducativomunicipal.pt

– Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza e dos Sem-Abrigo, indicado pela ONU desde o ano 2000, para acabar com a miséria, tendo para isso sido levado a efeito o programa Millennium 2000-15, de que se saberão agora as conclusões.

 

1909 O primeiro voo em aeroplano com motor em Portugal, foi realizado há 107 anos pelo aviador francês e pioneiro da aviação mundial, que parcou especialmente a Europaia, Armand Zipfel (1833-1954), no hipódromo de Belém – 3 anos depois de ter construído o eu primeiro planador voador.

1931 O gangster mafioso italo-americano Al Capone (1899-1947), o verdadeiro Scarface (pela cicatriz que tinha na cara), que enriqueceu durante a Lei seca com numerosas actividades ilegais e um em número de assassinatos, inventor das lavandarias para lavar dinheiro (daºi a expressão da lavagem de dinheiros) foi condenado há 85 anos a 11 de prisão por fuga aos impostos, única ilegalidade que conseguiram comprovar contra o mais cruel dos criminosos.

1933 O cientista Albert Einstein (1879-1955) chegou aos EUA há 83 anos, onde se fixou e refugiou da perseguição nazi, na Alemanha,

Fotografia da Wikipedia

Fotografia da Wikipedia

como judeu que era, enriquecendo o país que acolheu com a sua genialidade e conhecimentos.

1987 O governo espanhol liderado então por Felipe González (n.1942, primeiro-ministro entre 1982-96) desistiu há 29 anos do projeto de lixeira nuclear em Aldeadavilla (que estará ainda nop Parque Natural do Douro, do lado de Espanha, a que Portugal se opunha activamente.

2008 A Biblioteca Nacional de Portugal iniciou há 8 anos o processo de classificação do espólio do poeta Fernando Pessoa como Património Nacional, no âmbito da lei de bases do património, o que impossibilitará a sua saída do País.

2010 Kim Jong-un, o filho mais novo do atual líder da Coreia do Norte, foi apresentado às massas há 6 anos, presenciando aquela que é a maior parada militar do País (símbolo dos seus complexos de fraqueza e inferioridade).

2015 A Hungria forçou há 1 ano, por decisão do seu primeiro-ministro extremista e populista Viktor Orbán, que se entretém a desafiar a fracassada UE, o desvio da rota de refugiados que abandonam os conflitos na Síria, Iraque e Afeganistão, ao fechar ilegalmente e hostilmente a sua fronteira com a Croácia.

Deixe um comentário