Vinagrete 16.10.12 – O imbróglio de Carlos Alexandre

carlos-alexandre-sicMuita gente (incluindo eu) chegou a pensar que o juiz Carlos Alexandre fez declarações públicas sobre Sócrates disparatadas, e sem esconder a sua atitude contra ele, para ver se era afastado do caso – depois de não conseguir levá-lo a tribunal ao fim de tanto tempo. Tenho para mim que estes magistrados trabalham pouco, e esperam que tudo lhes caia sem grande esforço em cima da secretária – e por isso aparecem tanto em público com um ar estafado.

Mas temia efectivamente que o afastamento de Carlos Alexandre do processo, embora parecesse lógico, fosse no fundo prejudicial, por significar o seu fim. Nesse aspecto, fiquei satisfeito com a decisão do Tribunal da Relação

Fotografia do Sol

Fotografia do Sol

de Lisboa, de manter o juiz em funções no caso Sócrates (chamado mais objectivamente Operação Marquês) – independentemente de recursos e deliberações superiores que ainda possam existir. Mas se no caso concreto me parece bem que Carlos Alexandre, mesmo disparatado, mesmo sem qualidades de juiz, se mantenha neste processo, espero que a deliberação do Tribunal não vá fomentar más práticas dentro da magistratura, e passemos a ver muitos juízes a darem opiniões disparatadas sobre os processos de que estão encarregados.

Deixe um comentário