Efemérides de 11 de Outubro

Fotografia de noticiasaominuto.com

Fotografia de noticiasaominuto.com

Dia Internacional da Rapariga: declarada pela ONU, em 2012, marcando progressos realizados nesta área no Ocidente, e denunciando zonas do mundo em que há grande descriminação.

Dia Mundial de Luta Contra a Dor: criado em 2004, numa iniciativa conjunta da IASP e da Organização Mundial de Saúde, e que Portugal já celebrava desde 1999, tendo em conta que a dor acompanha a maioria das doenças.

 

1944 O marechal de campo alemão Erwin Rommel, talvez o mais brilhante oficial do Exército alemão, foi obrigado a suicidar-se há 72

Rommel em África, fotografia de topedge.com

Rommel em África, fotografia de topedge.com

anos por Adolf Hitler, que aproveitou uma limpeza contra apiantes de um atentado contra si, e o acusou da derrota nazi em África.

1968 Foi lançada há 48 anos a nave espacial norte-americana Apollo 7, primeiro voo tripulado que fez a órbita da lua e que pertencia ao mesmo projecto Apollo que poria os primeiros homens (Neil Armstrong, 1930-2007) nesse planeta em 1969.

1970 Realiza-se há 46 anos, em Lisboa, a primeira reunião da CGTP-Intersindical com a presença de 13 sindicatos, considerando-se esta a data da fundação da central ligada ao PCP.

1976 A viúva do antigo dirigente chinês Mao Tse-Tung e os seus companheiros do chamado “Bando dos Quatro”, que levaram a efeito a polémica e cruel Revolução Cultural chinesa, foram detidos há 40 anos em Pequim, logo 2 dias após a morte de Mao (1893-1976).

Fotografia de sigarra.up.pt

Fotografia de sigarra.up.pt

2006 Verificou-se há 10 anos, no Governo de Sócrates, a assinatura do Programa MIT/Portugal em Lisboa, no mesmo dia em que um relatório da OCDE indicava ser Portugal o terceiro país da organização e o primeiro da UE a Quinze com maior aumento de impostos nos últimos 20 anos – e isto muito antes da actual troika e das medidas de Passos Coelho.

2011 A ex-primeira ministra ucraniana (em 2005, e de 2007-10), Yulia Timoshenko (n.1960), foi condenada há 5 anos a 7 de prisão (seria libertada em 2014) e impedida de concorrer a eleições em igual

Tymoshenko, fotografia da Wikipedia

Tymoshenko, fotografia da Wikipedia

período, no que foi considerado uma acção política pró-russa.

2013 Meia centena de mortos num naufrágio de uma embarcação com imigrantes frente às costas da Ilha italiana de Lampedusa voltaram a impressionar o mundo, e a fazê-lo encarar mais uma vez de forma clara a crise dos refugiados do Note de África.

Deixe um comentário