
Praia fluvial do Agroal, Ourém, fotografia de vortexmag.net
Diz-se que ‘quem não tem cão, caça com o gato’. Do mesmo modo se poderia dizer que, quem não tem mar, vai à praia no rio. E é isso que se tem de fazer longe da vasta costa nacional, embora pela sua beleza também se aconselhem algumas mais perto do mar. O que é certo é que longe da da costa, as praias fluviais são cada vez mais uma opção a ter em conta, não só pela sua qualidade, mas também pelos momentos de lazer e tranquilidade que nos podem proporcionar. Para todos aqueles que gostando da praia, não descuram do ar fresco do campo, deixamos aqui o nosso TOP das melhores praias fluviais em Portugal.
1 – Praia do Vimieiro – Penacova: Junto à Foz do Rio Alva, de águas limpas, envolto numa vegetação luxuriante. Inserida no complexo das aldeias do Xisto.
Proposta: Grande de Hotel de Luso ****.
2 –Loriga – Seia: Num antigo vale glaciar, no Parque Natural da Serra da Estrela, é respira –se descontração e serenidade. De águas

Praia fluvial da Loriga, Seia, fotografia de vortexmag.net
limpas, tem vindo a ser ano, após ano, galardoada como praia de Ouro pela organização ambientalista QUERCUS.
Proposta: Hotel Albergaria Senhora do Espinheiro ***.
3 –Alamal– Gavião: Alimentada pelas águas do Tejo, proporciona um ambiente único, com a natureza em estado puro, bordejando o extenso areal que cobre esta praia encontramos um frondoso bosque de amieiros, freixos e salgueiros.
Proposta: Monte Filipe Hotel & Spa ****.
4 –Agroal– Ourém: Sobre as margens do Rio Nabão, tem uma piscina natural, numa das nascentes deste Rio, de águas limpas e frias de origem termal, há muito conhecidas pelos seus poderes medicinais.
Proposta: Estalagem Santa Iria ***.

Praia fluvial Sra da Piedade, Lousã, fotografia de lugaraosol-pt
5 –Srª da Piedade – Lousã: Entre as ermidas de Nossa Senhora da Piedade e o Castelo da Lousã, na ribeira de S. João, ideal para sonhar e, quem sabe, ouvir o soluçar apaixonado da Princesa Peralta (tem lenda, portanto).
Proposta: Marialva Park Hotel ***.
6 –Foz D’Égua – Piodão, Arganil: Junto à aldeia presépio de Piodão, próximo da Serra do Açor, bela praia serrana em que confluem a ribeira de Piodão e de Chãs, que por sua vez, correm em direcção ao Rio Alvoco, não se conhecendo adjectivação suficiente para a descrever.
Proposta: Hotel Solneve ***, ou Hotel Turimo da Covilhã Congress & Spa ****.
7 –Tapada Grande – Mértola: Junto à antiga região de Myrtilis, assim conhecida na época romana, e ao pé da desactivada mina de São Domingos, encontramos uma das mais belas praias do interior alentejano, de grande afluência durante a época estival.

Praia fluvial Tapada Grande, Mértola, fotografia de lugaraosol-pt
Proposta: Bética Hotel Rural ***.
8 – Barragem de Montargil – Ponte de Sôr: Antiga Via Militar Romana entre Olissipo (Lisboa) e Mérida, em Ponte de Sôr, um dos melhores aquíferos do Alto Alentejo.
Proposta: Hotel Convento D’Alter ****, ou Hotel Varandas de Alter & Spa ***.
9 – Fraga da Pena – Arganil: Na Serra do Açor, num micro clima proporcionado pela Mata da Margaça, esplendorosa cascata que cai de uma altura de 20 metros, através de um complexo rochoso, alimentando as várias piscinas naturais.
Proposta: Grande Hotel do Luso ****.
10 –Valeta – Arcos de Valdevez: Nas margens do Rio Vez, ideal para estar em família.

Praia fluvial de Alamal, Gavião, fotografia de lugaraosol-pt
11 – Aldeia do Mato, Abrantes: A albufeira de Castelo de Bode fica na margem esquerda do rio Zêzere, a cerca de uma hora de Lisboa, se a paisagem não vale por si só, esta praia tem duas piscinas flutuantes (uma para crianças e uma para adultos), balneários e ainda um bar com esplanada.
12 – Serra da Freita, Arouca: A praia fluvial dá pelo nome de Albergaria da Serra, fica perto da famosa Cascata da Frecha da Mizarela, tem águas limpas e bem frias, convida a um passeio pelas margens do rio Caima.
Dormidas em Arouca.
13 – Pego Fundo, Alcoutim: pleno Algarve, é preciso resistir à costa marítima.
Dormir em Alcoutim.
14 – Louçainha, Penela: Nas Represas Naturais da Louçainha, um dos locais mais apelativos do concelho, rodeada pelo verde intenso das serras, pela frescura do ar e pela calma e tranquilidade que o próprio ambiente parece exalar.

Praia fluvial Barragem de Montargil, Ponte de Sôr, fotografia de lugaraosol.pt
Dormir na Penela.
15 – Malhadal, Proença-a-Nova: Bem no interior do País, na base da Serra de Alvéolos, junto à Ribeira de Isnos, de espantosa beleza, vegetação luxuriante conjugada com um extenso corpo de água, relevo acidentado do terreno propício ao encontro de recantos e esconderijos.
Dormir em Proença-a-Nova.
16 – Reconquinho, Penacova: Na margem do rio Mondego, assenta na zona em que o rio envolve a Vila de Penacova, entre vales e montes,
Dormir em Penacova.
17 – Folgosa, Castro Daire: Na margem direita do Rio Paiva, oferece águas calmas e limpas, num dos rios menos poluídos da Europa.
Dormir em Castro Daire.
18 – Valhelhas e Aldeia Viçosa – Guarda: Entre a paisagem modelada dos vales do Zêzere e Mondego, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, as Praias Fluviais de Valhelhas e Aldeia Viçosa surgem tirando partido das águas cristalinas destes dois cursos de água bem como de toda a sua envolvente natural.

Praia fluvial Estorãos, Ponte-de-Lima, fotografia de-vortexmag.net
19 – Areinho – Arouca: Na margem do Rio Paiva é bastante frequentada nos dias de mais calor pelas suas águas limpas e sombras frondosas.
20 – Troviscal – Sertã: O isolamento, a calma e o contato com a natureza são os encantos desta praia, em plena ribeira da Sertã, afastada de qualquer localidade.
Mas há um elenco maior, de centenas de praias fluviais por todo o País:
Zona Norte, Aveiro:
Burgães, Vale de Cambra; Pontemieiro, Vale de Cambra; Quinta do Barco, Sever do Vouga; Cascata da Cabreira, Sever do Vouga, Serra da Freita, Arouca; Areinho, Arouca; Espiunca, Arouca; Vau, Arouca; Paradinha, Alvarenga, Arouca; Meitriz, Janarde, Arouca; Várzea, Castelo de Paiva; Castelo, Castelo de Paiva; Pedorido, Castelo de Paiva; Piscina ou Pocos Fluviais Rio Teixeira, limite entre Aveiro e Viseu; Piscina Fluvial Paraduça, Vale de Cambra; Bolfiar, Águeda; Souto do Rio, Borralha, Águeda; e Mamoa, Milheirós de Poiares, Santa Maria da Feira.
Braga:

Praia fluvial Foz d’Égua, Piódão, fotografia de quintaalvesdematos.pt
São Paio Merelim, São Paio Merelim; Adaúfe, Adaúfe; Cavadinho, Crespos; Navarra, Navarra; Faial, Prado, Vila Verde; Tregosa, Barcelos; Alqueirão, Terras de Bouro; Albufeira do Rio Ermal, Vieira do Minho; Verim, Póvoa de Lanhoso; Cavez, Ribeira de Moimenta, Cabeceiras de Basto; Porto Carrero, Vila Verde; Albufeira da Queimadela, Fafe; Albufeira do Ermal, Vieira do Minho; e Pombal, Vieira do Minho.
Bragança:
Congida, Freixo Espada à Cinta; Barragem do Peneireiro, Vila Flor, Macedo de Cavaleiros; Fraga da Pegada, Macedo de Cavaleiros; Albufeira do Azibo, Macedo de Cavaleiros; Ribeira, Macedo de Cavaleiros; Maravilha, Mirandela; Parque Dr José Gama, Mirandela; Quintas, Mirandela; Vale Juncal, Mirandela; Ponte Maçãs, Vimioso; Ponte Frades, Vinhais; Ponte da Ranca, Vinhais; Ponte Soeira, Vinhais.
Porto:

Praia fluvial Fraga da Pena, Arganil, fotografia de lugaraosol.pt
Bitetos, Várzea do Douro, Marco de Canavezes; Lomba, Gondomar; Vila Meã (Rio Odres), Amarante; Zebreiros, Gondomar; Melres, Gondomar; Arnelas, Vila Nova de Gaia
; e Larim, Amarante.
Viana do Castelo:
Azenha, Vilar de Mouros, Caminha; Lenta, Vila Nova de Cerveira; Ponte da Barca, Ponte da Barca; Taboão, Rio Coura, Paredes de Coura;
Rio Gadanha, Monção; Estorãos, Ponte de Lima; Arnado, Ponte de Lima; D. Ana, Ponte de Lima; e Pontilhão da Valeta, Rio Vez, Arcos de Valdevez.
Vila Real:
Fornelos, Santa Marta de Penaguião; Mesão Frio, Rio Teixeira, Mesão Frio; e Rabaçal, Valpaços.
Viseu:
Alcafache, Mangualde; Caldas de Sangemil, Tondela; Paraíso em São João do Monte, Tondela; Teixo, Tondela; Ferreirós do Dão,

Praia fluvial da Valeta, Arvos-de-Valdevez, fotogreafia de lugaraosol.pt
Tondela; Nandufe, Tondela; Porto Várzea, Campia, Vouzela; Pouves, São Pedro do Sul; Serrazes, São Pedro do Sul; Fráguas, Vila Nova de Paiva; Porto de Rei, São João de Fontoura, Resende; Vila Meã (Rio Odres), Amarante; Zebreiros, Gondomar; Melres, Gondomar
; Arnelas, Vila Nova de Gaia; e Larim, Amarante.
Zona Centro. Coimbra:
Reconquinho, Penacova; Palheiros e Zorro, Torres do Mondego;
Sra. da Graça, Serpins; Canaveias, Góis; Olhos da Fervença, Cantanhede: Ançã, Cantanhede; Sete Fontes, Ourentã, Cantanhede; Peneda, Góis; Peneda da Cascalheira, Secarias, Arganil; Peneda de Pego Escuro, Arganil; Benfeita, Arganil; Pomares, Arganil; Coja, Arganil; Piodão, Arganil; Foz D´Égua, Arganil; Valeiro do Barco, Sarzedo, Arganil; Secarias, Arganil; Peneda Talhada, Secarias, Arganil; Povo da Cesta, Casal Novo, Arganil; Urtigal, Barril de Alva, Arganil; Poço do Pujadouro, Cepos, Arganil; Malhada Chã, Arganil; Folques, Arganil; Agroal, Arganil; Senhora da Piedade, Lousã; Bogueira, Lousã; Avô, Oliveira do Hospital; São Gião, Oliveira do Hospital; Alvoco,

Praia fluvial do Malhadal, Proença-a-Nova, fotografia de noctulachannel.com
Oliveira do Hospital; Pessegueiro, Pampilhosa da Serra; Santa Luzia, Pampilhosa da Serra; Janeiro de Baixo, Pampilhosa da Serra; Pampilhosa da Serra, Pampilhosa da Serra; Senhora da Graça ,Lousã; Segade, Miranda do Corvo; Louçainha, Penela; Alvoco das Várzeas, Oliveira do Hospital; Vimieiro, Penacova; e Cascata da Fraga da Pena, Arganil.
Castelo Branco:
Malhadal, Proença a Nova; Belmonte, Belmonte; Almaceda, Almaceda; Janeiro de Cima, Fundão; O Moinho, Benquerença; Ourondinho ou Praia da Mosca, Covilhã; Ourondo, Covilhã; Sesmo, Sesmo; Muro, Serrasqueira; Unhais da Serra, Covilhã; Taberna Seca, Taberna Seca; Barragem de Idanha, Idanha a Nova; Pego, Idanha a Nova; Ribeira Grande, Sertã; Marmeleiro, Sertã; Trizio, Sertã; Álvaro, Oleiros; Açude do Pinto, Oleiros; Ponte Cambas, Oleiros; Aldeia Ruiva, Proença a Nova; Fróia, Proença a Nova; Alvito da Beira, Proença a Nova; Cerejeira, Proença a Nova;
Penedo Furado, Vila de Rei; Zaboeira, Vila de Rei; Fernandaires, Vila de Rei; Bostelim, Vila de Rei; Pego das Cancelas, Vila de Rei; Albufeira de Meimôa, Penamacor; O Moinho, Penamacor; Troviscal, Sertã; Lavacolhos, Fundão; e Meimão, Penamacor.

Praia fluvial do Troviscal, Sertã, fotografia de like3za.pt
Guarda:
Valhelhas, Guarda; Aldeia Viçosa, Aldeia Viçosa; Foios, Sabugal; Rapoula do Côa, Sabugal; Sabugal, Sabugal; Vale das Éguas, Sabugal; Devesa, Sabugal; Ínsua, Vale das Éguas, Sabugal; Lameira, Quadrazais, Sabugal; Quadrazais, Sabugal; Vale do Rossim, Gouveia; Lapa dos Dinheiros, Seia; Sabugueiro, Seia; Loriga, Seia; Sandomil, Seia; Vila Cova à Coelheira, Seia; Poço do Lagar, Seia; Covão d’Ametade, Manteigas; Covão da Ponte, Manteigas; Relva da Reboleira, Sameiro, Manteigas; e Vale do Mondego, Vila Cortês do Mondego.
Leiria:
Rocas, Castanheira de Pêra; Poço da Corga, Castanheira de Pêra; Aldeia Ana de Aviz, Figueiró dos Vinhos; Fragas de São Simão, Figueiró dos Vinhos; Mosteiro, Pedrogão Grande; Cabril, Pedrogão Grande; e Mega, Pedrogão Grande.
Lisboa:
Ribeira das Naus, Lisboa; Aldeia Branca, Azambuja; Torel, Lisboa (só em Agosto); e Foz Lizandro (Rio), Mafra.
Santarém:
Olhos d` Água, Alcanena; Ortiga ou Foz da Ribeira de Eiras, Mação; Carvoeiro, Mação; Cardigos, Mação; Aldeia do Mato, Abrantes; Castanheira ou Lago Azul, Ferreira do Zêzere; Vila Nova- Serra, Tomar; Montes, Tomar; Alverangel, Tomar; Agroal, Ourém; Valada, Cartaxo; Doce, Salvaterra de Magos; Sorraia, Coruche; Aquapolis, Abrantes; Patacão, Alpiarça; e Couço, Coruche.
Zona Sul. Portalegre:
Ribeira da Venda, Comenda, Gavião; Barragem de Montargil, Montargil; Ponte, Fronteira; Rio Sever, Portagem, Marvão; Quinta do Alamal, Gavião; e Avis, Barragem do Maranhão, Avis.
Beja:
Tapada Grande, Mina de São Domingos; Azenhas Guadiana, Mértola; Albufeira de Odivelas, Ferreira do Alentejo; e Albufeira de Santa Clara, Odemira.
Évora:

Praia fluvial Pego Fundo, Alcoutim, fotografia de-e-konomista.pt
Gameiro, Mora; e Ponte do Paço, Mora.
Faro:
Pego Fundo, Alcoutim; e Amoreira (rio), Aljezur.
Setúbal:
Moinhos, Valbom, Alcochete; Samouco, Samouco, Alcochete; Rosário, Moita; Saúde, Setúbal; Alburrica, Barreiro; Clube Naval / Bico do Mexilhoeiro, Barreiro; Barra a Barra, Barreiro; e Copacabana, Barreiro;
Oficialmente, há 569 zonas balneares em Portugal: 439 são praias costeiras de mar, 109 são interiores e 21 são de transição (e devem ser qualificadas também como fliviais) — ou seja, não são nem uma coisa nem outra. Há cada vez mais praias fluviais em Portugal, e a sua qualidade tem melhorado – como atesta a Quercus (organização nacional da conservação da natureza). Em geral, as praias fluviais estão no fundo de vales, no topo de montanhas, rodeadas por terra batida e por amplos jardins relvados, com parques infantis, torres de escalada, piscinas flutuantes, pistas de skate, ou apenas rochas e urtigas. É p tal gato para quem não tem cão, mas gato da melhor raça.