
Fotografia de reflexoesdeumpsiquiatra.com
Dia Mundial de Prevenção do Suicídio: iniciativa da (ASP) Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, em parceria com a OMS, visa melhorar o esclarecimento acerca do suicídio através da disseminação de informação, diminuição do estigma e, sobretudo, difundir a ideia de que o suicídio é prevenível e evitável.
1526 As forças do Sultão Suleimão I da Turquia capturaram há 490 anos a cidade de Buda (parte ocidental de Budapeste, capital da Hungria, localizada na margem direita do Danúbio) – que só foi retomada pelo Império Austro-Húngaro em 1686, mudando então a capital do País para Bratislava.
1721 A Paz de Nystadt, assinada há 295 anos pôs fim à guerra entre a Rússia e a Suécia e, apesar da mútua cedência de territórios bálticos, a primeira (conseguindo obter a Estónia, Livónia, Ingrina e grande parte da Carélia) substituiu a segunda como potência principal da zona.
1756 Foi criada há 260 anos a Região Demarcada do Douro, com a instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do

Douro vinhateiro, foto de portugaltours.com.pt
Alto Douro, pelo marquês de Pombal, no que se supõe ser a primeira região vinícola demarcada no mundo.
1837 O líder farroupilha e militar brasileiro Bento Gonçalves (1788-1847) fugiu da prisão há 179 anos, e voltou a comandar a rebelião iniciada em 1835, e que levara à sua detenção em 36, sendo aclamado Presidente em finais do ano (numa Repºublica que durou até Março de 1945).
1844 Terminou a guerra francesa em Marrocos, com a assinatura do Tratado de Tânger, que reconhecia a Argélia como colónia de Paris.
1846 Foi patenteada há 170 anos a máquina de costura Elias Howe, que tomou o nome do seu inventor (1819-87), um pioneiro norte-americano de máquinas de costura.

Sissi na Madeira, foto de very-faery.com
1898 – A imperatriz Sissi (1837-98), mítica e depressiva mulher do Imperador Austro-Húngaro Francisco José I (1830-1916, a reinar desde 1948), com quem casou em 1854, conhecida também pelas suas 2 estâncias na Madeira em finais do Século XIX, foi assassinada há 118 anos, numa época em que eram frequentes os assassínios de personagens políticos destacados.
1911 Reconhecimento conjunto da República Portuguesa pelas grandes potências europeias, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Itália e Áustria, na sequência da ação diplomática de Manuel Teixeira-Gomes (1860-1941), na altura embaixador em Londres, e depois Presidente da República (1923-25).
1919 Assinatura há 97 anos do Tratado de Saint-German pelos Aliados vitoriosos, incluindo a nova República da Áustria, após a derrota da Alemanha na Grande Guerra 1914-18, que põe termo ao domínio Habsburgo, declarando dissolvida a Monarquia Austro-Húngara.
1967 Os eleitores de Gibraltar manifestaram-se há 49 anos a favor da ligação ao Reino Unido, quando a questão da descolonização do território era internacionalmente discutida, embora a ligação a Inglaterra tivesse sido admitida por Espanha desde 1713, através do Tratado de Utrecht, e o território fora registado por Londres na ONU em 1946, já com os espanhóis a contestarem a legalidade da construção do aeroporto que os serviu na II Guerra, e que entrava por Algeciras.
1974 Portugal reconhece a independência proclamada pela Guiné-Bissau na sequência dos acordos de Lusaka, e que foi a primeira

Independência da Guiné, fotografia de dw.com
independência das colónias portuguesas a ser proclamada e reconhecida.
1977 Foi executada há 39 anos a última pessoa pela guilhotina em França, Hamida Djandoubi – guilhotina que se popularizara na Revolução Francesa como um método mais humano de execução (e fora inventada até por um médico com o mesmo apelido), perante os excesso de execuções então feitas.
1981 Regressou há 35 anos a Espanha o Guernica, painel pintado por Pablo Picasso em 1937 para denunciar os bombardeamentos alemães naquela terra, durante a Guerra Civil espanhola (36-39), depois do “exílio” em Nova Iorque, durante a ditadura de Francisco Franco, imposto pelo próprio artista – e está neste momento no Museu de Arte Contemporânea Rainha Sofia.

Tito, ex-Presidemnte ‘não alinhado’ na ex-Jugoslávia, fotografia da Wikipedia
1988 A Jugoslávia assume a presidência do Movimento dos Não-alinhados, afiançando assim melhor um certo distanciamento relativamente a Moscovo, apesar de integrada na zona de influência soviética.
2001 Morreu há 15 anos, na véspera dos actos terroristas contra as Torres Gémeas de Nova Iorque, num atentado, Ahmed Shah Massud (n.1953), líder da oposição armada aos talibãs.
2002 A neutralíssima Suíça tornou-se há 14 anos no 190.º Estado-membro das Nações Unidas, na abertura da 57ª Assembleia-Geral das Nações Unidas.
2004 Foi aprovado há 12 anos o contrato entre o Estado português e o consórcio Tyco para a instalação de uma fábrica de componentes de automóvel, em Évora.
2006 Fechou há 10 anos a Maternidade de Mirandela, antes da meia-noite, antecipando um dia a data prevista – numa série de fechos de hospitais decretados pelo ex-ministro socialista da Saúde António Correia de Campos, no 1º Governo de José Sócrates.
2008 Entrou em funcionamento há 8 anos o acelerador gigante de partículas LCH do Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN), o mais potente do mundo, um projeto faraónico que juntou milhares de cientistas durante 20 anos, à procura de simularem os primeiros milésimos de segundo do Universo, há cerca de 13,7 mil milhões de anos atrás, e era considerado a experiência científica do século.
2011 – A alheira de Mirandela, o queijo Serra da Estrela, o caldo verde, o arroz de marisco, a sardinha assada, o leitão da Bairrada e o pastel de Belém foram eleitos há 5 anos como as “7 Maravilhas da Gastronomia” nacional.