
Fotografia do Youtube
Dia Internacional do Desaparecido: dia em que a Cruz Vermelha Internacional (com forte empenho da portuguesa) chama a atenção para o destino das pessoas desaparecidas como resultado de conflitos armados ou desastres naturais
1521 O último Imperador mexicano Cuauhtémoc foi preso pelo navegador e conquistador espanhol Hernán Cortés (1485-1547, 1º marquês de Oaxaca) e fica assim oficialmente derrotado o Império Azteca (o que, somado à forma como os espanhóis, sob a liderança de Pizarro, dizimaram anos depois o Império Inca, aqui ontem referida, faz estranher muito a forma como eles parecem os bonzinhos dos Descobrimentos, por contraste com os portugueses, como se infere do filme A Missão – de Roland Joffé, 1986).
1645 Índios americanos firmaram há 371 anos o tratado de paz com os holandeses de Nova Amesterdão, atual Nova Iorque – a
Nova Holanda, Brasil Holandês, ou Colónia da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais desenvolveu-se sobretudo durante e por oposição ao domínio filipino em Portugal, e o Tratado assinou-se durante uma insurreição em Pernambuco contra os colonos holandeses.
1808 Foi assinada há 208 anos a Convenção de Sintra, que pôs termo à primeira invasão francesa, por pedido expresso de Junot a Wellington, dias depois da sua derrota nas Batalhas de Roliça e do Vimeiro.

Fontes, o homem mais caricaturizado do liberalismo monárquico (por exemplo, por Bordallo)
1852 Foi criado há 164 anos o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria, sendo entregue a António Maria Fontes Pereira de Melo (1819-87), general e engenheiro, que se revelou um dos principais políticos do constitucionalismo democrático, e chefiou vários governos progressistas da época da regeneração que se seguiu aos executivos de Tomar.
1928 Formou-se há 86 anos, entre as duas Grandes Guerras, a Liga da Independência da Índia, dentro do Movimento Autonomista e Pacifista que os dirigentes do País assumiram relativamente aos seus colonizadores (em que os britânicos apareciam como primordiais, frente a um Portugal que mantinha ainda pequenas colónias no território).
1951 EUA e Filipinas assinaram há 65 anos o pacto de defesa mútuo, numa altura da Guerra Fria em que os americanos tinham grande presença militar e diplomática por toda a Ásia, na sua política de resistência aos comunismos instalados ali..
1960 A Alemanha de Leste impôs o bloqueio parcial a Berlim ocidental há 56 anos, depois de terem ali falhado outros bloqueios (ao estabelecido em 1948, o Ocidente respondeu com uma Ponte Aérea), que iria redundar no Muro erguido ali pelos países de Leste em 61, e que duraria até à queda do Império Soviético em 1989.
1963 Entrou em funcionamento há 53 anos a chamada “linha quente” (ou Telefone Encarnado) entre os EUA e a União Soviética – e que era afinal uma linha telefónica directa entre os Presidentes dos 2 Blocos, Kennedy e Krutchev, acordada a seguir à crise de Cuba..
1975 O ex-primeiro ministro português Vasco Gonçalves (1921-2005, general) foi demitido há 41 anos, em pleno ‘Verão Quente’, depois de chefiar todos os governos provisórios entre o 2º (num ingénuo convite de Spínola, então Presidente da República como Presidente da Junta de Salvação Nacional) e o 5º, iniciando-se negociações para a formação do VI Governo Provisório (chefiado pelo almirante Pinheiro de Azevedo (1917-83), numa coligação PS-PPD-PCP – embora a crise política só terminasse no 25 de Novembro com a derrota da facção esquerdista do MFA aliada ao PCP..
1980 Foram assinados há 36 anos os acordos de Gdansk Famosos estaleiros polacos), que criaram o sindicato Solidariedade,

Walesa, fundador do Solidariedade, foto de nbcnews.com
como associação de vários sindicatos livres, e à frente do qual Lech Walesa (n.1943) liderou a transição do seu país para a democracia.
1982 O líder da OLP, Yasser Arafat (1929-2004), deixou há 34 anos Beirute, no Líbano, onde mantinha, há mais de dez anos, o quartel general, sob perseguição dos israelitas, mudando-se com protecção dos EUA para a Tunísia até 1993, e depois para a Palestina – até morrer em circunstâncias pouco esclarecidas.
1995 Durante a Guerra da Bósnia, há 21 anos, a NATO iniciou a campanha de bombardeamentos contra o Exército da sérvio-croasta República Srpska na Bósnia e Herzegovina – depois de ter começado a bombardear antes aviões sérvios, numa atitude mais intervencionista imposta pelos americanos (à época liderados por Bill Clinton (n.1946, e Presidente dos EUA entre 1993-2001).
1999 No Referendo para a independência de Timor-Leste, realizado há 17 anos, votaram mais de noventa por cento do

Xanana, fotografia de timorhauniandoben.com
eleitorado, que se pronunciaram esmagadoramente a favor da independência (que se daria em Maio de 2002) e da separação de Jacarta, tendo os mesmos timorenses eleito, pela primeira vez em plena democracia, um Governo para o seu território, exactamente 2 anos mais tarde, verificando-se a vitória do movimento de libertação ex-guerrilheiro Fretilin.
2006 O Conselho Superior de Defesa Nacional aprovou há 10 anos o envio para o Líbano uma companhia de 140 militares de engenharia, para ali integrar a Força Interina das Nações Unidas — FINUL.
2008 Centenas de milhares de mexicanos saíram à rua há 8 anos em mais de 70 cidades para gritar “basta” ao crime organizado e à impunidade dos criminosos, em marchas do movimento “Iluminemos o México” promovidas por todos os estratos sociais do país.