
Setúbal, fotografia de getyourguide.es
Já se disse que, das praias da Arrábida, que arrancam por uma estrada que sai da Av. Luísa Todi (uma espécie de Marginal de Setúbal, mas mais encorpada e um nadinha afastada da água), a de Albarquel, com o seu extenso areal e alguma facilidade em estacionar, é a mais próxima da cidade.
Do lado oposto da Luísa Todi (ao que vai para a Arrábida), junto à Foz do sado, e de onde saem os barcos que fazem a travessia com ou sem carros, avista-se a península de Tróia, pertencente a Grândola, e escorregando pelo Atlântico abaixo. Toda (esta Tróia)n feita num resort turístico. Ideia inicial da Torralta (dos irmãos Agostinho da Silva, um dos quais sogro do influente advogado-político blococentralista Proença de Carvalho), e agora nas mãos de um grupo liderado pela Sonae de Belmiro de Azevedo.
Setúbal é capital do distrito desde 1926 e sede de diocese desde 75, pertencendo à Área Metropolitana de Lisboa. O município

Fotografia da Wikipedia
é limitado a Oeste por Sesimbra, a Noroeste pelo Barreiro, a Norte e Leste por Palmela e, a Sul, o estuário do Sado separa-o dos municípios de Alcácer do Sal e Grândola.
Nasceu do rio e do mar, como é fácil de ver. Os registos de ocupação humana remontam à pré-história, desde o Neolítico. Os romanos instalaram na povoação fábricas de salga de peixe e fornos para cerâmica, que igualmente desenvolveram. Na Idade Média, ligada a Alcácer do Sal
beneficiou da protecção da Ordem de Santiago, sob a qual prosperou.
A realeza e a nobreza de então fixaram residência sazonal em Setúbal. D. João II tinha Setúbal como cidade predilecta.

Av. Luísa Todi, com Serra da Arrábida e Tróia ao fundo
Em 1580, a então vila tomou posição por D. António Prior do Crato, contra a ocupação do trono português por Filipe II de Espanha.
Depois de se perder muito com o terramoto de 1755 e voltar a recuperar bastante, viu chegar o caminho de ferro em 1860. Foi a época em que começaram as obras de aterro sobre o rio e a construção da Avenida Luísa Todi. Apareceram as primeiras fábricas de conservas de sardinha em azeite e, em paralelo, ganharam fama as laranjas e o moscatel de Setúbal.
Hans-Christian Andersen, durante a sua visita a Portugal em 1866, passou o mês de Agosto em Setúbal, a convite de Jorge O’Neill. Os O’Neill, à época, segundo Andersen, seriam cônsules honorários da Dinamarca, onde estudaram e conheceram o famoso escritor.
A Baía de Setúbal, com todas as qualidades e valores patrimoniais, ambientais e culturais que possui, passou a pertencer ao

Praia de Alpertuche, fotografia de playocean.net
Clube das Mais Belas Baías do Mundo em 14 de Novembro de 2002.
Setúbal não é só a terra de Luísa Todi, mas também de Bocage. embora nos dias que correm as atenções se virem mais para outro dos seus filhos, o treinador de futebol José Mourinho. Há também históricos, como o grande pintor de marinhas João Vaz, clássicos como o estilista Luºis Buchinho e o jovem realizador de cinema Vicente Alves do Ó. Come-se bom peixe pelos seus restaurantes e tascas, sobretudo junto de águas (do mar ou do rio).
Mas uma das mais fortes atracções que Setúbal tem para oferecer a quem a visita, são as suas praias., entre as da Arrábida e

Ferry para Tróia, fotografia de rotasturisticas.com
as de Tróia. Há ainda Alpertuche, a Praia da Saúde (que nascerá na actual zona dos estaleiros navais de Setúbal, após o desmantelamento dos mesmos), a
da Lisnave (para quem gosta de sítios mais pequenos, e onde se pode apanhar berbigão e ameijõa). De igual beleza, mas mais pequenas, as Praias da Maria Esguelha e da Rainha, ambas localizadas junto à de Albarquel.
Escavações de 1870 do arqueólogo alemão Heinrich Schliemann, revelaram várias cidades construídas em sucessão, em Tróia.
O Casino, velho projecto alardeado sobretudo nos tempos idos da Tiorralta (há uns 30 anos), só foi inaugurado em 2011, já com a actual gente da Sonae, e segundo as suas distintas concepções para o Tróia Resort.

Tróia vista de Setúbal, fotografia de rotasturisticas.com
Outros projectos na região, ainda que lá mais para baixo:
Costa Terra:
Avaliado em 510 milhões de euros, foi comprado, em 2008, por Pedro Queiroz Pereira. Com 200 hectares, terá cinco ‘aparthotéis’, três hotéis, quatro aldeamentos turísticos e campo de golfe.
Pinheirinho:
A Herdade do Pinheirinho, em Grândola, é um projecto da Pelicano cujas obras arrancaram em 2007. Inclui dois hotéis, três ‘aparthotéis’ e três aldeamentos. O investimento é de 250 milhões de euros.

Praia de Tróia, fotografia do Económico
Comporta:
Ex GES, veremos no que dá. O projecto incluia quatro hotéis, um ‘aparthotel’ e aldeamentos turísticos.