
Goa, fotografia da Wikipedia
Dia Mundial de Goa: celebra o reconhecimento, em 20 de agosto de 1992, do concani como uma das línguas oficiais da Índia.
1641 Os ingleses assinam o tratado de paz com a Escócia, durante o conflituoso reinado de Carlos I nos 2 Estados, acabando o Parlamento escocês por um entregar para execução ao inglês, no final de anos de guerras civis fratricidas (1649).
1741 O Alasca (hoje americano, depois de comprado à Rússia, e tido como primeiro ponto de passagem de humanos para o Continente americano) foi descoberto (avistado) pelo navegador dinamarquês Vitus Jonas Bering, quando passou pela 2ª vez no estreito com o seu nome (na 1ª vez, havia demasiado nevoeiro para se permitirem avistamentos destes).
1808 Na Batalha do Vimeiro, há 208 anos, forças luso-britânicas (comandadas por Wellington) derrotaram mais uma vez as

Batalha do Vimeiro, imagem da CM da Lourinhã
tropas francesas (de Junot), não impedindo porém que as Invasões napoleónicas prosseguissem mais uns anos, no âmbito das Guerras Peninsulares (só terminadas em 1814).
1833 Batidos na véspera pelas forças do marechal Saldanha (como aqui ontem se referiu), os miguelistas retiraram da margem sul do Douro, avançando D. Miguel e o seu exército para Lisboa.
1886 Estreou-se há 130 anos, em Nova Iorque, no Savoy Theatre, a opereta “The Mikado”, da dupla Gilbert (libreto) e Sullivan (música), com o êxito tal que se fizeram imediatamente 672 récitas seguidas durante 2 anos – espalhando-se entretanto por palcos de todo o mundo.

Manifestações espontâneas em Lisboa contra o Ultimato Inglês
1890 Foi assinado há 126 anos o Tratado de Londres entre Portugal e o Reino Unido, definindo os limites territoriais de Angola e Moçambique, no âmbito do Mapa Cor de Rosa tão criticado por Lisboa e que havewria de reforçar os republicanos portugueses, e na sequência do Ultimato entregue pelo primeiro-ministro inglês Lord Salisbury em janeiro entarior..
1908 Leopoldo II da Bélgica transfere a tutela do Congo, sua propriedade pessoal, para o Governo, depois da denúncia das condições de escravatura da população local, e fazendo frente ao notório endividamento do monarca.
1940 O antigo revolucionário russo Leon Trotsky foi assassinado há 76 anos no México, onde se refugiara, por ordem de Staline, que procurava então apagar na União Soviética qualquer rasgo de marxismo, sendo o agente o comunista espanhol Ramon Mercader que trabalhava para a organizaçãoo antecessora do KGB, e consumou o seu acto atacando de costas com uma picareta Trotsky.
1944 No final da II Guerra Mundial, há 72 anos, começou a sublevação de Paris da Resistência Francesa, enquanto o Terceiro

Libertação de Paris, com a chegada das tropas americanas de Patton em 1944
Exército norte-americano, comandado pelo general Patton, atingia a margem direita do Sena.
1968 O Fim da Primavera de Praga teve lugar há 48 anos, com as forças do Pacto de Varsóvia a invadirem a Checoslováquia e a sua capital, destituindo o regime liberalizante de Alexandre Dubcek, e acabando com as ilusões de milhões de comunistas de todo o mundo que acreditavam numa ‘primavera’ soviética.
1971 A Líbia, o Egipto e a Síria assinaram há 45 anos um acordo com o objetivo de constituírem a Federação das Repúblicas Árabes, não conseguindo depois ultrapassar as suas divergências, até se chegar ao esgotamento actual dos respectivos regimes ditatoriais.
1989 Um barco-discoteca, o Marchioness (onde se realizava uma festa de aniversário com mais de 100 jovens), afundou-se há 27 anos, pelas 2 da madrugada, no Tamisa, em Londres, ao chocar com uma barcaça que transportava areia, e entre mais de 60 mortos, figuravam um empresário português e o irmão.

Ana de Castro Osório, fotografia da Wikipedia
2009 A Biblioteca Nacional recebeu há 7 anos um conjunto de cartas da pioneira da defesa dos direitos das mulheres, a poetisa Ana de Castro Osório, designadamente com importantes nomes do movimento republicano como Bernardino Machado.
2013 O soldado americano Bradley Manning foi condenado há 3 anos a 35 de prisão por passar para a antiocidental WikiLeaks mais de 700.000 documentos secretos, enquanto o patrão do site, Julián Assange, continua escondido e protegido na Embaixada do Equador em Londres.