
Guerra Civil portuguesa 1832-34, imagem da Wikipedia
1833 O duque de Saldanha, general liberal, na Guerra Civil de 1832-34, bateu a divisão miguelista no Porto, acabando com o cerco que ali sofreram durante um ano inteiro D. Pedro IV e as suas hostes, tendo combatido do lado dos liberais Almeida Garrett, Alexandre Herculano e Joaquim António de Aguiar, enquanto os absolutistas eram comandados pelos generais Póvoas e visconde de Santa Marta.
1834 Na primeira sessão parlamentar, após a Guerra Civil, há 182 anos, as Cortes decidem que D. Pedro conserve a regência de Portugal até à maioridade de D. Maria II.
1842 O extinto Convento da Boa-Hora, em Lisboa, antiga sede da Congregação de São Filipe Nery, passou há 174 anos para o Ministério da Justiça, para acolher os tribunais de primeira instância.
1892 Foi inaugurada há 124 anos a praça de toiros do Campo Pequeno, em Lisboa, recentemente remodelada, e passando a

Praça do Campo Pequeno, fotografia da CM de Lisboa
incluir um centro comercial e vários cinemas – enquanto os defensores dos animais já banalizaram as suas manifestações contra as corridas nos dias da sua existência, às 5ªs-feiras depois da Páscoa.
1896 “Sexta-feira negra” na banca portuguesa, há 120 anos, com suspensão de pagamentos, depois de, como já aqui frisámos, o Banco do Porto e o Banco Comercial de Viana se declararem insolventes.
1920 O Congresso norte-americano atribuiu há 96 anos o voto às mulheres, com a aprovação da 19ª Emenda à Constituição.
1939 – A URSS de José Estaline e a Alemanha de Adolf Hitler assinaram o pacto comercial, que dias depois completaram com um Pacto de não-agressão, completamente despropositado entre o Stalinismo vigente em Moscovo, e o nazismo expansionista

Reconstrução teatral da execução de Garcia Llorca, fotografia de lisbonpoesia.blogspot.com
que se afirmava sem peias na Alemanha.
1936 Durante a Guerra Civil espanhola, e logo no seu início, o poeta castelhano Federico Garcia Llorca foi preso em casa pela Guarda Civil, sendo fuzilado nesse dia às 4:45 horas da madrugada no caminho que vai de Víznar a Alfacar – permanecendo o seu corpo enterrado nalguma vala comum anónima nessa zona de Granada.
1959 Nasceu há 57 anos a Sonae (Sociedade Nacional de Estratificados), sendo a escritura de constituição da empresa assinada no Porto pelo seu fundador e primeiro presidente, Afonso Pinto de Magalhães (dando lugar depois ao aparecimento de Belmiro de Azevedo, à frente de uma greve de engenheiros após o 25 de Abril, como o mais significativo capitalista do novo Regime.
1973 Cerca de duas dezenas de oficiais reuniram-se há 43 anos no Clube Militar de Bissau, contestando o Decreto-Lei 353/73,

MFA, fotografia de dw.com
que permitia a entrada de milicianos no Quadro Permanente – no que foi considerado a génese do MFA que organizaria a Revolução de 25 de Abril de 1974.
1994 O Supremo Tribunal da Austrália considerou válido há 22 anos o acordo entre o Governo australiano e a Indonésia para a exploração de petróleo no Mar de Timor, apesar da ocupação contestada por Portugal.
1991 O colapso final da União Soviética deu-se há 25 anos, quando o Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética, Mikhail Gorbachev, foi colocado sob prisão domiciliar durante suas férias na Crimeia, e Ieltsin passou a comandar as forças anticomunistas no Parlamento russo.