Efemérides de 6 de Agosto

Tratado da Haia, fotografia de seuhistory.com

Tratado da Haia, fotografia de seuhistory.com

1661 As autoridades holandesas, tornadas potência marítima e com aspirações coloniais, que tomaram conta de várias colónias portuguesas durante a época felipina, reconheceram há 355 anos, no Tratado da Haia assinado com Lisboa, o domínio de Portugal sobre Angola, S. Tomé e Brasil, decidindo Haia conservar Ceilão.

1813 Simón Bolívar (1783-1830), aristocrata militar e político venezuelano liberal, entrou em Caracas há 203 anos, após a vitória de Taguanes, e recebeu o título honorífico de Libertador (para além da Venezuela, liderou a Bolívia, a Colômbia, o Equador, o Panamá e o Peru)  – tendo sido com José San Martin (1778-1850, general sul-americano que comandou as lutas da independência da Argentina, Chile e Peru) uma das 2 figuras-chave das independências latino-americanas espanholas.

1945 Há 71 anos, no final da II Guerra Mundial (o conflito terminara já

Hiroshima destruída pela bomba atómica, fotografia de japaoemfoco.com

Hiroshima destruída pela bomba atómica, fotografia de japaoemfoco.com

na Europa, e prosseguia apenas no pacífico), o bombardeiro norte-americano Enola Gay lança a primeira bomba atómica no centro da cidade japonesa de Hiroshima – seguindo-se 3 dias depois a de Nagasaki – o que levou finalmente à rendição incondicional do País.

1966 Principal efeméride do dia foi a inauguração há 50 anos da Ponte sobre o Tejo (primeiro, designada Salazar, nome que nunca pegou, e depois 25 de Abril, que pegou um nadinha mais), em Lisboa,, segundo o modelo das pontes Bay Bridge e Golden gate de S. Francisco, seguindo um projecto concreto americano depois de velhas tentativas nacionais, empregou no máximo 3 mil operários e demorou 5 anos a terminar.

1973 António de Spínola (1910-96), governador da Guiné e comandante das forças portuguesas no território, foi destituído desses cargos há 43 anos, regressou a Portugal, vindo posteriormente a ocupar o lugar de vice-CEMGFA junto a Costa Gomes (2 figuras

Spínola, fotografia da Wikipedia

Spínola, fotografia da Wikipedia

decisivas do 25 de Abril), lançando em princípios de 1974 um livro que se considerou fundamental para a Revolução do 25 de Abril, e sendo nomeado posteriormente o 1º Presidente da República pós- Revolução (cargo de que se emitiria, perante a esquerdização repentina dos primórdios do novo Regime).

1991 A Amnistia Internacional fez há 25 anos o lançamento mundial do “dossier negro” da ocupação de Timor-Leste (histórica colónia portuguesa para fins comerciais desde o Século XVI, ocupada por Jacarta em 1975 e independente em 2002) pela Indonésia.

2001 O guião de “Citizen Kane”, de Orson Welles, escrito pelo realizador e por Herman Mankiewicz, foi eleito há 15 anos o melhor de sempre, pela Writer’s Guild of America, organização representativa dos argumentistas norte-americanos.

2011 Iniciaram-se há 5 anos grandes Distúrbios em Londres, na sequência da morte de Mark Duggan, um jovem de 29 anos pai de quatro filhos, de raça negra, que morreeu por disparos da Polícia Metropolitana de Londres.

Deixe um comentário