Alguém acreditou que o Brasil poderia organizar Jogos Olímpicos?

Fotografia do JN

Presidente Marcelo entrega bandeira portuguesa aatleta, fotografia do DN
Sim, já percebi que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, encantado com esse pais que tem acolhido tanta gente da sua família (avó, pai, filho, netos, etc., acredita), acredita. Mas eu não. As eras seguidas de Fernando Henrique Cardoso e Lula da Silva levaram o mundo a acreditar que o Brasil era capaz de tudo – e até de organizar os Jogos Olímpicos. O resto do mundo quase acreditou na ideia brasileira de que Deus é do Brasil. Já não é. E até Dilma Rousseff, com menos apoio popular e mais necessidade de entendimentos com futuros traidores, chegou a parecer capaz de continuar o bom caminho.
Mas quando o processo de ‘impeachment’ começou a trilhar caminhos ínvios, com magistrados mais ocupados em defender posições políticas corruptas, e os políticos mais corruptos a regressarem ao primeiro plano da vida nacional brasileira, passou a ser de esperar o pior.
Primeiro foram os australianos e neozelandeses a chegarem lá, para os Jogos Olímpicos, e a denunciarem a falta de instalações

92 atletas portugueses viajaram para o Rio na TAP, foto de revistaport.com
decentes. A chamada aldeia olímpica não tinha água corrente nos apartamentos destinados aos atletas, as canalizações apresentavam-se fatais, a sujidade proliferava e a insegurança parece total. É na sua plenitude tal Brasil dos corruptos que afastaram Dilma e se instalaram no Poder.
Finalmente, chegaram lá os portugueses, e foi igual. Com alguma simpatia, o chefe de missão português falou em necessidade de superação olímpica para ultrapassar falhas de organização.

Fotografia da RR
Junta-se ao drama a detenção de dez suspeitos de estarem a preparar um atentado durante os Jogos Olímpicos, pela Polícia Federal, que abriu uma investigação para localizar um grupo de 15 alegados terroristas.
A nossa Sagres foi brilhar à Baía de Guanabara, e o Presidente Marcelo aproveitou a sua beleza, ao lado do Chefe do Estado Maior da Armada. Mas haverá mesmo Jogos Olímpicos? Que olimpíada!… Pelo menos, Marcelo vai estar por lá, com a família emigrada.