
Batalha de Alcácer Quibir, imagem da Wikipedia
1578 – Na localidade marroquina de Kars-el Kibir, travou-se há 438 anos a batalha de Alcácer-Quibir, na qual o Rei de Marrocos derrotou o exército português e o Rei D. Sebastião de Portugal desapareceu para nunca mais ser visto – vindo a independência do Pais a ser posta em causa pelo desenrolar do felipismo.
1789 Foi abolido, em França, há 227 anos, nos acontecimentos da Revolução Francesa, o sistema feudal, ao decretar oficialmente a Assembleia Constituinte o fim das corveias (obrigação de prestar serviços gratuitos aos senhores feudais, sistema que está ainda em voga em certos países asiáticos) e outros privilégios feudais, terminando assim de vez o Antigo Regime.
1849 Procedentes de Pernambuco, Brasil, chegavam há 167 anos a Moçâmedes, em Angola, os primeiros colonos portugueses naquele territótio.
1944 A Gestapo capturou a jovem Anne Frank e outros 14 judeus holandeses que se encontravam escondidos em Amsterdão,

Anne Frank, fotografia de incontaveispalavras.com.br
durante a ocupação nazi, há 72 anos, já no final da II Guerra Mundial – mas ainda a tempo de os matarem.
2005 Um desabamento da falésia da praia de Almagreira, Peniche, há 11 anos, causou a morte a duas pessoas – levando a medidas nem sempre de sucesso para evitar novos desastres parecidos (que acabaram por se repetir noutras zonas).
2012 O nadador americano Michael Phelps ganhou há 4 anos em Londres a 22ª medalha olímpica, superando em muito a marca das 18 medalhas ostentada pela ginasta soviética Larisa Latynina, consolidando-se ainda mais como o máximo medalhista olímpico e o melhor nadador do mundo.
2014 O Papa Francisco (nascido em 1936 e eleito Papa em 2013, na sequência da abdicação de Bento XVI) desautorizou o seu antecessor João Paulo II (numa decisão com 30 anos), e revogou há 2 anos a suspensão a divinis do exercício do sacerdócio, com que haviam sido castigados, aparentemente no âmbito da Guerra Fria, os irmãos nicarafguenses Ernesto e Fernando Cardenal (com ns.1925 e 34 respectivamente), Miguel Escoto (n.1933) e Edgar Parrales (n.1942), todos conotados com a Teologia da Libertação.