Vinagrete 16.07.29

Os mais ricos de Portugal

Fotografia do Expresso

Fotografia do Expresso

Imagem do Expresso

Imagem do Expresso

O Expresso Diário de ontem adiantava alguma coisa sobre a lista dos mais ricos portugueses da próxima revista Exame. Ficámos assim a saber que as três pessoas mais ricas de Portugal juntas têm seis mil e quinhentos milhões de euros.

Quem encabeça a lista é, mais uma vez, o chamado “Rei da cortiça”, Américo Amorim. Por isso, nos arquivos do Expresso, uma entrevista de Fevereiro de 2013, a propósito dos 40 anos do semanário, e que na essência se mantém atual, o empresário, hoje com 82 anos, dizia entre outras coisas que se mandasse ‘‘Alterava a Constituição e impedia gastos superiores à nossa riqueza’’. Boa, firma nessa! Quer dizer que nenhum limite da Constituição o limitava a ele.

Os 3 mais de hoje: Américo Amorim, Soares dos Santos e Guimarães Mello (José de Mello, da Brisa, por oposição a Jorge de Mello,

Amorim, fotografia do JN

Amorim, fotografia do JN

nos negócios mais seguros da família). Este último, José de Mello, talvez muito ajudado pela falida CGD, destrona Belmiro de Azevedo do pódio dos 3 mais. Belmiro foi líder entre 2004 (1º ano da lista dos ricos portugueses da Exame) até 2007. De qualquer modo, ainda hoje, os 25 mais ricos valem 25% do PIB, e não se deram mal (pelo contrário, ao revés do que sucedeu com a maioria da população) com as medidas de Passos Coelho – provavelmente convencido de que tinha o seu futuro ligado aos mais ricos.

Pódio de 2004 para refrescar memórias: Belmiro, Amorim e Bullosa.

Deixe um comentário