Efemérides de 29 de Julho

Batalha de Gravelines, imagem da Wikipedia

Batalha de Gravelines, imagem da Wikipedia

1588 Na Batalha de Gravelines, há 428 anos, a Invencível Armada espanhola (com participação portuguesa, forçada pela época filipina) foi derrotada pelos ingleses, próximo à costa de Gravelines, na França.

1854 Foi instituído há 162 anos o sistema de padrão ouro, em Portugal, seguindo neste aspecto e na Europa apenas a Inglaterra, depois de descobertas novas jazidas de oiro na Austrália e Califórnia – e embora mais tarde se considerasse esta posição extrema e polémica, a verdade é que Portugal necessitava atrir outras moedas e essa foi uma das formas de o tentar.

1946 Começou em Paris, há 70 anos, a conferência das 21 nações aliadas, na II Guerra Mundial, para a elaboração dos tratados de paz, co especial relevo para os principais representantes, os de: representantes de EUA, URSS, Reino Unido, Irlanda do Norte e França, estendendo-se os trabalhos para se refazer o mapa da Europa.

1948 O general Norton de Matos candidatou-se há 68 anos à Presidência da República Portuguesa, pela Oposição Democrática,

Imagem de restosdecoleccao.blogstop.com

Imagem de restosdecoleccao.blogstop.com

numa altura em que as regras da Ditadura salazarista não lhe davam a menor hipótese.

1957 Foi criada há 59 anos a Agência Internacional de Energia Atómica, como organismo autónomo das Nações Unidas, segundo proposta americana (do então Presidente Dwight D. Eisenhower).

1968 Paulo VI sublinhou há 48 anos, já depois do Concílio Vaticano II (1962-65), a oposição da Igreja Católica Romana aos métodos artificiais para o controlo de nascimentos, ou anticoncepcionais.

1999 Foi Inaugurada há 17 anos a travessia ferroviária na Ponte 25 de Abril, em Lisboa com os comboios da Fertagus fazerem a ligação entre Lisboa e Setúbal, num total de 54 quilómetros de linha divididos por 14 estações.

2015 Confirmou-se oficialmente que o líder dos talibãs, o mulá Omar, morreu em Abril de 2013, ou seja cerca de 2 anos antes, no Paquistão.

Deixe um comentário