Vinagrete 16.07.21

Brexit a caminho do sucesso

Fotografia do Spectator

Fotografia do Spectator

Fotografia do NYT

Fotografia do NYT

Sou dos que lamentam o Brexit, não pelos terrores com que se ameaçaram os britânicos, mas por ver nos seus sucessivos governos aliados naturais e poderosos contra a burocracia cega e autodestrutiva de Bruxelas e seus patrões declarados. E desde o princípio pensei que, se fosse inglês, a campanha contra o Brexit, toda tão negativa, e tão cheia de ameaças, talvez me fizesse também votar a favor dele. Concluo com mágoa que a generalidade dos europeus não soube contrariar a saída da Grã Bretanha, talvez por falta de convicções.

Veja-se a situação agora: depois de um primeiro momento das Bolsas de pantanas, por causa do referendo, os mercados caíram em si, acalmaram e recuperaram. Entretanto, a descida da libra só pode ser uma vantagem económica para a Grã Bretanha, que vinha lutando contra

Fotografia de catholicherald.co.uk

Fotografia de catholicherald.co.uk

os problemas da sua sobrevalorização – como moeda de refúgio do euro. Finalmente, a nova primeira-ministra mostra-se interessada em negociar a saída com muitas cautelas e caldos de galinha (como se viu ontem na sua ida à Alemanha).

Em suma, ainda vou ver o Brexit transformado num tal êxito, que poderá funcionar como exemplo perigoso para economias menos dotadas. E só espero que em novos referendos os pró-europeus sejam menos negativistas e autodestrutivos.

Deixe um comentário