Efemérides de 11 de Julho

Fotografia de bvsalud.org

Fotografia de bvsalud.org

Dia Mundial da População: celebrado anualmente desde 1989, alerta para a importância do assunto.

1576 O corsário e explorador inglês Martin Frobisher avistou a Gronelândia há 440 anos, tendo realizado lá 3 expedições.

1822 As Cortes Constituintes votaram há 194 anos a primeira Lei Eleitoral em Portugal a prever o voto direto e secreto, embora ainda sem chegar ao ponto de incluir as mulheres – e com D. João VI acabadinho de chegar do Brasil a Portugal por imposição dos liberais que engendraram legislação deste tipo.

1899 Giovanni Agnelli (1866-1945) integrou o grupo de investidores que se reuniram em Turim há 117 anos, para assinarem a

Fotografia de downloads.open4group.com

Fotografia de downloads.open4group.com

escritura da criação da Società Anónima Fabbrica Italiana di Automobili Torino (FIAT sa.), marca que começou por produzir automóveis em pequeno número, tornando-se o grande ícone italiano.

1973 Marcello Caetano, presidente do Governo português desde 1968 (por um AVC de Salazar), negou há 43 anos o massacre de Wiriyamu, em Moçambique, que causou perto de 400 vítimas civis, revelado na véspera pelo jornal The Times, com base no testemunho de missionários posteriormente expulsos do território.

1995 Teve lugar há 22 anos, na Guerra na Bósnia, o massacre de Srebrenica, com mais de 7.000 muçulmanos executados e os enterrados em valas comuns, na conquista da cidade pelos bósnios de etnia sérvia apoiados por Belgrado.

H. Kissinger, fotografia de pjmedia.com

H. Kissinger, fotografia de pjmedia.com

1995 O ex-secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger admitiu há 22 anos ter tido conhecimento da invasão de Timor-Leste, em 1975 (quqndo era secretário de Estado de Gerald Ford), um dia antes do facto.

2000 Começou em Camp David, EUA, há 16 anos, a cimeira de paz israelo-palestiniana entre o primeiro-ministro israelita e conservador Ehud Barak e o líder palestiniano Yasser Arafat, com mediação de Bill Clinton – cujos resultados acabaram ultrapassados por diversos acontecimentos radicais.

2003 O grupo Pestana venceu há 13 anos a operação de privatização da Enatur, passando a controlar as pousadas de Portugal, algumas das quais vendeu ou encerrou.

Deixe um comentário