‘Small is beatufull’ é a minha recordaçãoo de Toffler

Fotografia da Wikipedia
Alvin Toffler morreu ontem, com a bonita idade de 87 anos. Ficou como autor de livros de enorme sucesso, como A Terceira Vaga, publicados na segunda metade do século XX. Era um entusiasta da convergência entre ciência, capital e comunicações, achando ser por aí que se iriam transformar profundamente as nossas sociedades – como realmente tem acontecico.
Doutorado em Letras, Leis e Ciência, ficou conhecido pelos seus escritos sobre a revolução digital, a revolução das comunicações e a singularidade tecnológica.
Mas fiquei dele com a ideia (ideia formada ao ler os seus livros dos anos 70) de ‘Small Is Beautiful’ independentemente dos
ensaios com este título do economista E. F. Schumacher. Livros como O Choque do Futuro e a Terceira Vaga convenceram-me definitivamente que as grandes empresas, agora tão de moda (ainda por cima com as sucessivas fusões) são francamente menos rentáveis e produtoras do que outras de menor dimensão e menos encargos. Lembro-me de ter vivido no estrangeiro, e conseguir fazer fatos em alfaiates de qualidade muito mais baratos do que os equivalentes (eu disse equivalentes, não se façam confusões) em pronto a vestir.
Entretanto, vi-o evoluir para um ‘guru’ e previsor das grandes mudanças actuais. Mas não consigo esquecer citações suas, algumas das quais lá estão na página que lhe dedica a Wikipedia:”Ou você tem uma estratégia ou é parte da estratégia de alguém.”; ”Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender.”; ”O futuro é construído pelas nossas decisões diárias, inconstantes e mutáveis, e cada evento influencia todos os outros.”; ”Mudança é o processo no qual o futuro invade as nossas vidas.”