Efemérides de 30 de Junho

Imagem de valepublicidade.com

Imagem de valepublicidade.com

Dia Mundial das Redes Sociais, data foi criada pelo site Mashable, em 2010, como uma forma de reconhecer a revolução digital que fez dos media um ambiente social, celebrando-se anualmente a 30 de junho desde então, tendo-se Portugal associado logo desde o início – apesar de certas redes sociais pioneiras como o Myspace já não serem relevantes, outras tornaram-se obsessões, como o Facebook e o Twitter, enquanto as empresas jé recorrem a sites como o LinkedIn para contratar trabalhadores, e nomes como Snapshat, Vine e Instagram, entre outros, são mais exemplos de plataformas sociais populares.

1097 Teve lugar há 919 anos a primeira batalha, da I Cruzada, após o cerco da cidade de Niceia (actual Iznik), então Sultanato de Rum, pelas forças cristãs, que pretendiam assim resgatar um território conquistado em 1077 pelo turcos sejúcidas ao Império Bizantino.

1487 Foi publicado há 529 anos o primeiro livro impresso em Portugal, intitulado em hebraico ‘Pentateuco’, atualmente no Museu

Imagem da revistadigital.com.br

Imagem da revistadigital.com.br

Britânico, em Londres – e que saiu da oficina do editor judeu Samuel Gacon, operador da primeira oficina tipográfica em solo português, situada em Faro.

1686 A Royal Society londrina, fundada em 1660, autorizou há 330 anos a publicação do primeiro dos três volumes dos Principia de Isaac Newton (“Princípios Matemáticos da Filosofia Natural”), com o patrocínio do astrónomo Edmond Halley, vindo a primeira edição integral a ser lançada a 5 de Julho de 1687.

1793 O Teatro de São Carlos, em Lisboa, foi inaugurado há 223 anos, pelo Príncipe Regente D. João, futuro D. João VI (1767-1826, Rei desde 1816), para substituir o Teatro Ópera do Tejo, que foi destruído no Terramoto de 1755, segundo projecto do arquiteto José da Costa e TNSCSilva, e com a Ópera La Ballerina amante de Domenico Cimarosa.

1798 A Sociedade Real Marítima, Militar e Geográfica para o Desenho, Gravura e Impressão das Cartas Hidrográficas, Geográficas e Militares foi criada há 218 anos, por proposta de D. Rodrigo de Sousa Coutinho, ao tempo Secretário de Estado dos Negócios Ultramarinos e da Marinha, com o objectivo principal de preparar a ‘Carta Geral do Reino’, e de centralizar todo o trabalho cartográfico disperso por diferentes instituições da Coroa – sendo hoje (desde 2007) o local onde funciona o Gabinete Nacional de Segurança, embora sem nunca ter tido ligação formal às Forças Armadas..

1878 A ponte velha ferroviária e rodoviária de Viana do Castelo, tamém conhecida como Ponte Eiffel (por ter sido construída por

Fotografia de mapio.net

Fotografia de mapio.net

esta empresa), cujas obras de cerca de 1 anos seriam dirigidas pelos engenheiros portugueses João Matos e Boaventura Vieira, foi inaugurada há 138 anos, tendo sido a via da Linha ferroviária do Minho e da Estrada Nacional 13 sobre o Rio Lima, ligando a freguesia de Santa Maria Maior, na cidade de Viana do Castelo, a Darque, no sítio do Cais Novo, nos mesmos concelho e Distrito.

1911 Foi apresentada oficialmente há 105 anos a nova Bandeira de Portugal (Repúbica), sendo aprovada pela Assembleia Nacional Constituinte de 1911.

1913 Criada há 103 anos a Faculdade de Ciências Económicas e Políticas, dirigida por Afonso Costa, que em 1918 tomou o nome de Faculdade de Direito de Lisboa (funcionando no Palácio Valmor, Campo dos Mártires da Pátria, antes de se mudar em 1957 para a Cidade Universitária).

P. Lumumba, fotografia da Wikipedia

P. Lumumba, fotografia da Wikipedia

1960 Os belgas concederam há 46 anos a independência do Congo Belga, depois Zaire, atualmente República Democrática do Congo, que logo na altura se revelou muito turbulenta embora fosse dirigida pelo mítico líder africano Patrice Lumumba (1925-61), assassinado um ano depois por opositores ditrectos envolvidos numa trama internacional global.

1976 Há 40 anos, no pós 25 de Abril, o Decreto-Lei 502/76 do I Governo Constitucional (presidido por Mário Soares) institui a EDP, Empresa Pública, que integra a antiga Companhia Portuguesa de Electricidade e toda a rede nacional de energia.

1987 – O Soviete Supremo da URSS aprova a proposta de reforma de Mikhail Gorbachov, que estabelece nova gestão económica e a primeira legislação da URSS sobre os direitos humanos.

1991 Moçambique, há 25 anos, sob a presidência de Joaquim Chissano (n.1939, Presidente entre 1986-2005), instituiu a liberdade de imprensa, de reunião e manifestação, dissolvendo ao mesmo tempo a polícia política, e abrindo à iniciativa privada a atividade económica (bons tempos de atitudes democráticas e liberalizantes).

Deixe um comentário