Efemérides de 23 de Junho

Barão Pierre de Coubertain, fundador dos JO modernos fotografia da Wikipedia

Barão Pierre de Coubertain, fundador dos JO modernos fotografia da Wikipedia

Dia das Nações Unidas para o Serviço Público e Dia Olímpico, por ter sido fundado neste dia, em 1894, na Sorbonne de Paris, por iniciativa do barão Pierre de Cobertin (pedagogo e historiador francês, 1863-1937), e com os representantes do desporto amador, ali reunidos, os Jogos Olímpicos da era moderna, retomando o espírito olímpico antigo – marcando logo o primeiros Jogos para a sua cidade berço, Atenas, 2 anos mais tarde, 1500 depois de estarem parados, e criando o Comité Olímpico Internacional (COI).

1828 D. Miguel, representante máximo das forças absolutistas, foi aclamado Rei há 188 anos, usurpando a coroa à sua sobrinha e futura mulher, D. Maria II, e iniciando as Guerras Liberais, que se arrastariam com episódios muito cruéis até 1834 (data da Convenção de Évora Monte que lhes pôs termo, com a derrota absolutista).

1868 Foi registada há 148 anos a patente da máquina de escrever, nos EUA, passando a ser produzida industrialmente pela Remington (marca antes conhecida pela produção de armas) em 1874.

1921 O Diário de Notícias lançou há 95 anos o primeiro concurso para a eleição da Miss Portugal, então com o título de Rainha de Beleza, e em que participavam raparigas muito mais jovens do que actualmente.

1931 Os aviadores norte-americanos Wiley Post e Harold Gatty partiram de Nova Iorque há 81 anos para a primeira viagem de avião à volta do mundo.

1940 A Exposição do Mundo Português foi inaugurada há 76 anos, já em plena II Guerra, como grande montra do salazarismo,

Pavilhão Central da Exposição do Mundo Português, em Belém

Pavilhão Central da Exposição do Mundo Português, em Belém

durando até 2 de Dezembro seguinte, sob o pretexto de celebrar o duplo centenário da Fundação do Estado Português (1140) e da Restauração (1640), ocupando espaços e pavilhões que ainda existem em Belém.

1967 A Lisnave, empresa do grupo CUF, já nas mãos de Alfredo da Silva, abriu há 49 anos, na Margueira (Cacilhas, Almada), a maior doca seca do mundo, vindo a mudar-se no ano 2000 para os Estaleiros da Mitrena (ex-Setenave), em Setúbal, passando a ser nesse local o seu centro de laboração – vindo a ser inaugurado neste mesmo dia de 1971 a doca seca Alfredo da Silva.

Pavilhão de Portugal, na Expo 98

Pavilhão de Portugal, na Expo 98

1992 Lisboa foi escolhida há 24 anos para a última exposição mundial do século, a Expo-98 (de 22 de Maio a 30 de setembro), sob o lema dos Oceanos – tudo em pleno cavaquismo governamental.

1993 Depois de 350 anos de tentativas, foi resolvido há 23 o Teorema de Fermat, por Andrew Wiles, então com 40 anos, professor inglês da Universidade norte-americana de Princeton.

2010 O jornalista José Manuel Barroso, ex-director da Lusa e do Primeiro de Janeiro, sobrinho de Maria Barroso, foi eleito há 6 anos para presidir à agência europeia de fotografia (EPA), tornando-se o primeiro jornalista português a presidir ao organismo.

2013 Edward Snowden (n.1954), analista de sistemas da CIA em fuga depois de divulgar dados sobre vigilância global (iniciativa

E. Snowden, fotografia da Wikipedia

E. Snowden, fotografia da Wikipedia

que o fez perseguido pelos EUA), voou há 3 anos de Hong Kong para Moscovo, recebendo asilo político de Putin em Julho seguinte, depois de uma tentativa frustrada junto das autoridades do Equador.

Deixe um comentário