Efemérides de 22 de Junho

Fotografia do Diário Digital

Fotografia do Diário Digital

Dia Internacional para a Segurança em Passagens de Nível.

1633 A Inquisição obrigou Galileo Galilei há 383 anos a negar os seus novos modelos cosmológicos, por iniciativa da Congregação para a Doutrina da Fé em Roma, uma vez que em 1616 a Inquisição se pronunciara já sobre a Teoria Heliocêntrica declarando que a afirmação de que o Sol é o centro imóvel do Universo era herética e que a de que a terra se move estava – sendo verdade que galileu comprovou a limitada influência do papa, já que dedicara as suas novas teorias a a Urbano VIII, que nada teve a ver com o processo da Inquisição, e era bastante mais aberto à evolução da Ciência do que o seu antecessor, Gregório XV. (ficou célebre a frase de Galileu sobre a Terra, depois de se desmentir: «e no entanto move-se»).

1752 O cientista e inventor norte-americano Benjamín Franklin (1706-

B. Franklin, imagem da Wikipedia

B. Franklin, imagem da Wikipedia

90), signatário da Declaração de Independência, em 1776 (foi abolicionista, jornalista, diplomata, etc.), conhecido pelas experiências com a electricidade, realizou há 264 anos o primeiro teste do para-raios.

1846 Deu-se há 170 anos em Portugal a extinção definitiva dos forais (que eram aqui, desde o Século XII, a base de constituição dos municípios, como forma de os retirar da alçada do poder feudal), depois da reforma liberal de Mouzinho da Silveira (1780-1849) em 1832.

1888 O corpo de Alexandre Herculano (1819-77), escritor, historiador, político, último presidente do Município de Belém, romântico e liberal foi trasladado há 128 anos para o Mosteiro dos Jerónimos.

1902 Numa prova de resistência em estrada aberta Paris-Viena realizada há 114 anos, que contou com 137 concorrentes. apenas 80 carros cortaram a meta, liderados por Marcel Renault, tripulando o seu Renault 16 cv.

Imagem de dodouro.com

Imagem de dodouro.com

1926 A ditadura militar portuguesa, saída do Golpe de 28 de Maio anterior, instituiu há 90 anos a censura prévia à Imprensa, que se manteria até 24 de abril de 1974.

1940 No arranque da II Guerra Mundial, e logo depois de ocupada a França, o marechal Pétain capitulou perante as forças nazis de Adolf Hilter.

1961 Os Beatles (banda musiocal mais bem sucedida da Humanidade, formada em 1960 e em funções até 70) gravaram My Bonnie há 55 anos numa sessão com Tony Sheridan, em Hamburgo

1963 A Ponte da Arrábida, sobre o Rio Douro, que liga o Porto a Vila Nova de Gaia, e que surgira como uma necessidade desde a década de 1930 para criar ligações alternativas às antigas pontes Maria Pia e D.Luís foi inaugurada há 53 anos, tendo então o maior arco em betão armado de qualquer ponte no mundo.

1994 A ONU encarregou a França há 22 anos de intervir no conflito do Ruanda, entre as etnias hutu e tutsi, que conduzira ao

Massacre no Ruanda, fotografia de aveluz.com

Massacre no Ruanda, fotografia de aveluz.com

massacre de centenas de milhar de pessoas, desde abril.

1999 O Vaticano permitiu há 16 anos, ainda no Pontificado de João Paulo II, a beatificação dos pastores de Fátima, Jacinta e Francisco Marto.

2010 O ex-ministro português da Economia de José Sócrates Manuel Pinho (n.1954), em actual confronto judicial com o ex-BES por pretender que lhe sejam pagos valores altíssimos, foi nomeado há 6 anos presidente do Conselho de Administração da Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva.

2013 A Universidade de Coimbra foi classificada há 3 anos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) Património Mundial da Humanidade – o que, embora se possa afirmar a banalidade da distinção, não deixa de ser um reconhecimento do belíssimo edifício universitário.

E. Snowden, fotografia da Wikipedia

E. Snowden, fotografia da Wikipedia

2013 Os EUA acusaram Edward Snowden (n.1983) de espionagem e pediram a Hong Kong (onde se encontrava então, antes de seguir para a Rússia) que o prendesse, por este antigo analista de sistemas da CIA ter divulgado dados inquietantes sobre a vigilância global da NSA.

Oportuno pensamento do dia divulgado pela Lusa: «A história ensina-nos que nada aprendemos dela». George Bernard Shaw (1856-1950), escritor irlandês.

Deixe um comentário