Efemérides de 20 de junho

Foto da RR

Foto da RR

Dia Mundial dos Refugiados (muito a propósito nos dias que passam, a ser livremente comemorado em cada país conforme a sua legislação local, estabelecido pelo ACNUR, da ONU) e Dia Internacional do Surf:

1789 Foi criada há 227 anos, pouco antes da Revolução Francesa, a aula de Anatomia no Hospital de Chaves, peninsularmente reconhecida como excelente – num tempo em que era nos hospitais de fronteira (Almeida, Elvas – estes 2 tiveram as primeiras aulas de anatomia, mas menos reconhecidas cientificamente – e Lagos) que certamente por motivos militares se apostava em condições de cirurgia.

1791 Luís XVI e a família real foram detidos em Varennes há 225 anos, ao tentarem abandonar a França, na sequência da Revolução Francesa

1837 A Rainha Vitória (1819-1901), a mais longeva monarca britânica (reinou desde 1837), subiu ao trono há 179 anos, após a

Rainha Victória, fotografia da Wikipedia

Rainha Victória, fotografia da Wikipedia

morte de Guilherme IV.

1963 Foi estabelecido há 53 anos o acordo para o estabelecimento da primeira “linha vermelha”, entre Washington e Moscovo, que mnãoi era mais do que uma linha telefónica directa entre os Presidentes dos EUA e da URSS, respectivamente John F. Kennedy e Nikita Khrushchov.

1967 O pugilista norte-americano Cassius Clay (1942-2016), que adoptaria o nome de Muhammad Ali, um dos maiores campeões do boxe internacional, foi condenado pelo tribunal de Houston há 49 anos, por recusar a mobilização para a Guerra do Vietname (entrando então numa bandeira pacifista de esquerda).

1983 Tomou posse há 33 anos o primeiro reitor eleito da Universidade de Lisboa, o professor de medicina Toscano Rico para um mandato de um triénio.

1984 A Polícia do Exército prendeu há 32 anos o tenente-coronel Otelo Saraiva de Carvalho, estratega militar do 25 de Abril, no âmbito da investigação sobre as atividades das FP-25, em que se comprometera.

2003 Realizou-se apenas há 13 anos a primeira ligação ferroviária entre Lisboa e o Algarve, sem transbordo no Barreiro, fruto da linha férrea na Ponte Sobre o Tejo.

  1. Uma juíza de Barcelona imputa o futebolista argentino radicado naquela cidade catalã Messi e o seu pai por defraudarem o
    Fotografia da BBC

    Fotografia da BBC

    Fisco em 4 milhões de euros.

«Quem acha que sabe muito e tem grandes certezas anda muito mal informado» – lido num jornal português um destes dias. Também serve esta publicada hoje pela Lusa: «Só tem convicções aquele que não aprofundou nada» – EM Cioran (1911-95), escritor e filósofo francês de origem romena. Ou Platão: «Só sei que nada sei». Ou outros filósofos: «Quanto mais sei, mais sei que nada sei».

Deixe um comentário