
Massacre do Soweto em 1976, fotografia da Wikipedia
Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose e Dia da Criança Africana, celebrado como homenagem às vítimas do massacre do Soweto, a 16 de junho de 1976, durante uma manifestação contra a falta de qualidade no ensino em que morreram mais de 600 pessoas.
1373 Os reis Fernando de Portugal e Eduardo III de Inglaterra assinaram há 643 anos o Acordo de Westminster, que deu origem à mais antiga aliança militar do mundo – várias vezes invocada ao longo da História, e essencial na mudança para a Dinastias de Aviz ou para a expulsão das tropas napoleónicas de Portugal, embora não nos últimos tempos.
1910 O Castelo de S. Jorge passou há 106 anos, já com a República, a ser classificado como monumento nacional.
1933 Depois de a Grande Depressão se ter aprofundado sem parar edesde 1929, o Presidente dos EUA Frank D. Roosevelt lançou há 83 anos o New Deal, com as políticas keynesianas que levaram a uma maior recuperação económica, nomeadamente através das novas leis da banca, seguros, indústria, transportes e a promulgação do programa de apoio à agricultura.
1940 Na II Guerra Mundial, as forças francesas abandonam logo de início e apressadamente a Linha Maginot (que fora anunciada

Linha Maginot, fotografia da Wikipedia
como invencível e intransponível), tomada pelas tropas nazis.
1950 O polémico Papa Pio XII concedeu há 66 anos a aprovação definitiva do Opus Dei, fundado em 1928 por Josemaria Escrivá, sendo permitida a admissão de pessoas casadas e a integração de sacerdotes do clero secular, na Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz.
1958 O dirigente e ex-primeiro-ministro socialista húngaro Imre Nagy, líder da sublevação de 1956, contra a presença da URSS no país, foi por isso executado há 58 anos- vindo a ter umenterro oficial já depois da abertura gobartcheviana, em 1989.
1961 O bailarino russo Rudolf Nureyev (1938-93) desertou há 55 anos para o Ocidente, durante uma digressão a Paris, tornando-se um dos mais celebrados bailarinos do século XX e o primeiro superstar homem do mundo da dança desde Vaslav Nijinsky, vindo a morrer de SIDA.

Fotografia da BBC
2012 A opositora birmanesa Suu Kyi, que fez entretanto eleger um Presidente da sua confiança para o País, depois de anos de luta e ainda impedida pelos militares de se candidatar, recebeu há 4 anos o Prémio Nobel da Paz, que lhe tinha sido atribuído em 1991.