Dados económicos começam a melhorar

Fotografia do Económico
Há coisas que, no entanto, correm bem. Na Economia portuguesa, digo eu. O PIB cresceu apenas 0,8% no primeiro trimestre do ano, segundo dados oficiais, mas no mesmo período as empresas cotadas no PSI 20 tiveram lucros de 845 milhões de euros, mais 10% do que em 2015, segundo os mesmos dados oficiais.
Juntar isto à previsão – segundo uns negativa, será talvez a maneira ‘irritantemente pessimista’ de fazer oposição –, falava na previsão da Comissão Europeia (talvez contrariada, mas divulgada) de um défice público que não ultrapassará no pior dos casos os 2,7% em Portugal, no final de 2016 – seria caso para mais respeito pelo ministro das Finanças e pelo Governo de António Costa.
Compreendo que o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que vem da Direita e é hoje o único elemento desse lado político em funções destacáveis, precise de se demarcar do Executivo de esquerda – mesmo não apreciando muito o desastrado e pouco dotado Passos Coelho. Mas sendo ele um profundo conhecedor dos temas económicos, que começou a vida académica como Professor de Economia, na Faculdade de Direito de Lisboa, e que lançou o departamento de Economia da Faculdade de Direito na Universidade Nova, não acredito que escolha esta área sensível para se opor ao Governo de António Costa. Mas por algum lado terá de ser. Veremos.