
Fotografia da Infopedia
1918 – Sidónio Pais (n.1872), que viria a ser assassinado na estação ferroviária do Rossio em Dezembro de 2018, não chegando a aquecer o lugar de ditador, foi proclamado presidente da República Portuguesa há 98 anos, depois de chefiar um golpe militar contra o histórico socialista Afonso Costa – apesar de proveniências republicanas impolutas que lhe valeram uma recheada carreira política depois de 1910.
1945 – Manifestação em Lisboa, pela vitória aliada na II Guerra Mundial. Concentração no Largo do Rato com percurso pelas embaixadas dos EUA, do Reino Unido e da França, com a esperança frustrada do fim do salazarismo.

Fotografia de dw.com
1950 – Início real da UE (e por isso seu Dia Internacional), por Robert Schuman, ministro francês dos Estrangeiros, ter proposto há 66 anos a criação de uma autoridade comum para regular a indústria do carvão e do aço na Alemanha Ocidental e em França.

Fotografia de abrangente.blogspot.com
2000 – Apagão elétrico na metade Sul de Portugal continental, que a EDP atribuiu a uma cegonha electrocutada, há 16 anos, foi motivo de escárnio por esse mundo fora (sobretudo devido à razão oficialmente invocada).