General consensual pode safar ministro da Defesa

Lá temos novo chefe de Estado Maior do Exército, o general Frederico Rovisco Duarte. Figura tão consensual, que até os militaras que tinham instado os generais a não aceitarem substituir Carlos Jerónimo (que se demitiu depois de uma briga com o ministro a propósito de o Colégio Militar preferir funcionar sem homossexuais), como o presidente da Associação 25 de Abril (Vasco Lourenço), entre outros, acabam de se lhe render, e de o elogiar.
De resto a solução foi consensual: Rovisco Duarte é tido como discreto e não político, e o mais antigo general de 3 estrelas em funções, antes como Inspector Geral do Exército, e o primeiro a ser portanto sondado para este lugar.
Ver-se-á se tão desajeitado ministro (que já mostrara a sua falta de jeito político na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, a que presidira apoiado pelo PS) resistirá agora. Para já, acalmou-se um sector, num momento em que o Governo enterrou o seu estado de graça com diversos incêndios: demissão de ministro da Cultura e do secretário de Estado da Juventude e Desportos, negociador amigo que parece aproveitar-se em negócios do seu interesse, etc.
Eu diria que se o ministro não tem cuidado, para a próxima sai ele em vez de um chefe do Estado Maior, como escreveu por aí um militar. E entretanto, constato, com gosto, que o Colégio Militar é apoiado por gente da Defesa e pais dos alunos, na sua política anti-homossexual. E que o ministro só foi apoiado pelo Bloco de Esquerda na sua política pró-homossexual. Com a sorte de ter, na sua atitude politicamente correcta, a imprensa também favorável ao orgulho gay e crítica de orgulhos heterossexuais. Mas lá está: o país e os eleitores são menos politicamente correctos do que a imprensa, o BE e o ministro gostariam.
Desta trapalhada, saiu-se melhor o Exército do que o ministro da Defesa. Este limita-se a sobreviver aflito, e a instituição permanece com os seus valores – apesar de marcada pelo descontentamento com sucessivos ministros de diferentes cores políticas.